Craque da Austrália troca número 22 pelo 13 na camisa da seleção em apoio a Lula

Jackson Irvine publicou imagem com número do presidente sobre camisa da seleção australiana e também compartilhou foto do jogador brasileiro Sócrates, símbolo da Democracia Corintiana

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

O meio-campista Jackson Irvine, um dos principais nomes da seleção da Austrália, manifestou um possível apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (4), dia do primeiro turno das eleições brasileiras. O jogador publicou nas redes sociais uma imagem em que o número 13 aparece sobre sua camisa da seleção australiana.

A publicação chamou atenção também pela numeração usada habitualmente pelo atleta. Irvine veste a camisa 22 da Austrália, mas substituiu visualmente o número pelo 13, que identifica o PT e a candidatura de Lula à reeleição.

A troca ganhou ainda mais significado no contexto da eleição presidencial deste ano: enquanto Lula concorre com o número 13, Flávio Bolsonaro (PL), principal adversário do petista na disputa pelo Palácio do Planalto, utiliza justamente o 22.

Irvine também publica imagem de Sócrates

A manifestação do jogador não ficou restrita à mudança de número. Irvine também compartilhou uma imagem de Sócrates, ídolo do Corinthians e da seleção brasileira que se tornou uma das figuras mais conhecidas da relação entre futebol, política e defesa da democracia no país.

O ex-jogador foi um dos principais representantes da Democracia Corintiana, movimento surgido no Corinthians no início da década de 1980 e marcado pela participação dos atletas nas decisões internas do clube.

A experiência também ganhou dimensão política durante o período final da ditadura militar. Sócrates tornou-se uma das vozes públicas em defesa da redemocratização e participou de mobilizações por eleições diretas para presidente.

Australiano atua no futebol japonês

Jackson Irvine joga atualmente pelo Cerezo Osaka, do Japão, e é presença frequente nas convocações da seleção australiana.

O meio-campista esteve entre os destaques da Austrália na Copa do Mundo de 2026, competição em que a equipe conseguiu avançar à segunda fase.

Na atual temporada pelo clube japonês, Irvine entrou em campo em sete partidas. O jogador registrou uma assistência e ainda não marcou gols.

Outras manifestações políticas

Jackson Irvine tem histórico de manifestações públicas sobre temas políticos e sociais fora dos gramados. O australiano é um defensor dos direitos da comunidade LGBTQIA+ e, antes da Copa do Mundo de 2022, esteve entre os jogadores da seleção que cobraram avanços nos direitos humanos no Catar, incluindo garantias para pessoas LGBTQIA+ e trabalhadores migrantes.

Em 2026, Irvine também criticou a Fifa pela concessão de seu Prêmio da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que a decisão contrariava os compromissos da entidade com os direitos humanos. O jogador ainda manifestou preocupação com a perda de direitos da comunidade LGBTQIA+ nos Estados Unidos.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo