Concurso da Alerj entra em fase decisiva com prova oral para procuradores

Candidatos aprovados na etapa discursiva foram convocados para avaliação de títulos e arguição oral prevista para o fim de junho

Os candidatos que seguem na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) entraram nesta sexta-feira (12) em uma nova fase do concurso público promovido pela Casa.

Publicações no Diário Oficial do Legislativo trouxeram convocações para a avaliação de títulos e para a prova oral do cargo de Procurador Legislativo, além da divulgação de resultados relacionados aos procedimentos de heteroidentificação previstos no edital.

A movimentação marca mais um passo do certame, que teve provas aplicadas em fevereiro deste ano e oferece oportunidades para cargos de níveis médio e superior, além de vagas para a Procuradoria da Alerj.

Próximas etapas para procuradores

Os candidatos aprovados na prova discursiva para o cargo de Procurador Legislativo deverão encaminhar a documentação referente à avaliação de títulos entre os dias 15 e 19 de junho. O procedimento será realizado exclusivamente pelo portal da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do concurso.

A avaliação de títulos possui caráter classificatório e poderá influenciar a posição final dos concorrentes na classificação geral.

Já a prova oral, etapa de caráter eliminatório e classificatório, está prevista para os dias 29 e 30 de junho e 1º de julho. As avaliações acontecerão na Universidade Santa Úrsula, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, nos períodos da manhã, das 8h às 12h30, e da tarde, das 14h às 18h.

Durante a arguição, os candidatos serão avaliados em diferentes áreas do Direito, incluindo Direito Constitucional, Administrativo, Civil, Penal, Tributário, Eleitoral, Ambiental, Direitos Humanos e Legislação Específica. Cada participante terá até 30 minutos para responder às questões formuladas pela banca examinadora.

Resultados de heteroidentificação

As publicações também contemplaram os resultados dos procedimentos de heteroidentificação destinados aos candidatos que concorrem às vagas reservadas.

Foi divulgado o resultado do procedimento de heteroidentificação dos candidatos indígenas ao cargo de Especialista Legislativo. Também foi publicado o resultado preliminar da heteroidentificação dos candidatos negros inscritos nos concursos para Procurador Legislativo e Especialista Legislativo.

Os candidatos que não concordarem com o resultado poderão apresentar recurso dentro dos prazos estabelecidos no edital.

Mais de 100 vagas previstas

Lançado no fim de 2024, o concurso da Alerj prevê a oferta de 101 vagas imediatas. Desse total, 20 são destinadas ao cargo de Especialista Legislativo de nível médio, 78 para Especialista Legislativo de nível superior em diversas áreas e três para Procurador Legislativo.

As oportunidades de nível superior abrangem setores como Assistência Social, Enfermagem, Medicina, Controle Interno e Auditoria, Relações Públicas, Comunicação Social, Direito, Recursos Humanos, Orçamento e Administração.

O edital também prevê a formação de cadastro de reserva para futuras convocações durante o prazo de validade do concurso.

Em relação às políticas de inclusão, foram reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência, 20% para candidatos negros e indígenas e 10% para candidatos de baixa renda.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading