Com bombas e tiros, polícia desmancha acampamento pró-Palestina em Universidade da Califórnia após conflitos

Estudantes pró-Israel invadiram o acampamento e uma onda de violência se espalhou pelo campus

Com bombas de gás lacrimogêneo e tiros balas de borracha, a polícia da Califórnia, nos Estados Unidos, começou nesta quinta-feira (2) a retirar manifestantes que estavam acampados no campus da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles.

Os manifestantes, a maioria estudantes e professores da UCLA, fazem parte da onda de protestos pró-Palestina que tomou grandes universidades dos EUA nas últimas semanas, nas quais mais de 1.000 pessoas foram presas.

Nesta semana, a UCLA se tornou palco de um dos protestos mais intensos.

Na quarta-feira (1º), apoiadores de Israel atacaram o acampamento pró-Palestina e desencadearam uma onda de violência no campus. Por conta do confronto, a direção da UCLA suspendeu as aulas.

Nesta quinta, policiais entraram no campus por volta das 03h no horário local (07h no horário de Brasília). Imagens da incursão mostravam policiais lançando bombas de dispersão e de gás lacrimogêneo. Estudantes que se negavam a deixar o local foram presos pela polícia.

Não havia registro de feridos e do balanço de detidos até a última atualização desta reportagem.

Ocupação em Nova York

Na noite de terça (30), forças policiais expulsaram estudantes que protestavam contra Israel no campus da Universidade de Columbia, em Nova York, outro grande foco dos protestos.

Os estudantes haviam ocupado o Hamilton Hall — um dos prédios da universidade que já foi palco de protestos históricos — horas antes, após montarem um acampamento no início do mês. Depois de as forças policias entrarem no campus, os manifestantes que resistiram acabaram detidos.

Pouco antes da operação, o Departamento de Polícia de Nova York recebeu um aviso de Columbia autorizando a corporação a agir, disse um policial à agência Associated Press. O funcionário não estava autorizado a discutir publicamente detalhes do assunto e falou sob condição de anonimato.

A polícia utilizou uma escada para acessar uma das janelas da universidade. Para apoiar na operação, foi disponibilizado um ônibus para levar os estudantes detidos.

Após a ação policial, manifestantes continuaram as manifestações nas ruas do entorno da universidade. Os gritos de ordem, dessa vez, foram contra a polícia de Nova York.

Com informações do g1.

Leia mais:

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading