O Banco Central estuda medidas para reduzir as taxas cobradas pelos cartões de crédito. A informação foi dada hoje pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Renato Gomes. Segundo o diretor, serão tomadas iniciativas para disciplinar a emissão de cartões e estímulos ao uso mais racional pelos consumidores.
Ele ressaltou que recentemente houve aumento grande de emissão de cartões de crédito, com consumidores por vezes adquirindo vários cartões e sofrendo choques negativos de renda ao se endividarem, em processo que levou a um aumento expressivo da inadimplência.
Em entrevista para comentar o Relatório de Economia Bancária do BC, ele afirmou que o tema está sendo estudado em grupo de trabalho com o Ministério da Fazenda e bancos e que a ideia é incluir mais atores no debate, em um projeto que levará “no mínimo meses” e ainda será submetido a consultas públicas.
“O interesse do Banco Central é desenvolver medidas estruturais que gerem os incentivos corretos para que o produto cartão de crédito exiba taxas menores no rotativo, seja mais racional, que a gente minimize subsídios cruzados e seja um produto com maior clareza para o consumidor”, afirmou Gomes.
Com informações da Reuters e do 247.





