O terceiro bloco do debate da TV Globo entre os candidatos ao governo do Rio de Janeiro foi marcado por cobranças sobre obras e investimentos no interior, propostas para ampliar o acesso à saúde e embates sobre o desenvolvimento econômico das diferentes regiões fluminenses.
Douglas Ruas, William Siri, Eduardo Paes, André Marinho e Anthony Garotinho discutiram incentivos fiscais no Médio Paraíba, turismo na Costa Verde e nas Baixadas Litorâneas, hospitais na Região Serrana e no Norte Fluminense, além de transporte na Região Metropolitana. As trocas também envolveram acusações sobre alianças políticas, distribuição de recursos e promessas de campanha.
Médio Paraíba: Garotinho cobra Douglas Ruas sobre incentivos fiscais
Anthony Garotinho questionou Douglas Ruas sobre a política de incentivos fiscais para o Médio Paraíba. O candidato do Republicanos citou uma lei criada durante o governo de Rosinha Garotinho e afirmou que as gestões seguintes, incluindo as de Sérgio Cabral e Cláudio Castro, prejudicaram regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Garotinho também criticou a manutenção de benefícios fiscais para empresas, citando a Ambev, e defendeu uma revisão da política adotada pelo estado.
Douglas Ruas respondeu que a reforma tributária deve alterar o cenário econômico e afirmou que pretende reduzir a burocracia para facilitar a abertura e a expansão de empresas. O candidato do PL citou o polo automotivo da região, que classificou como o segundo maior do país, e disse ter conversado com representantes do setor.
Ruas também defendeu a integração de órgãos estaduais, como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Corpo de Bombeiros e a Junta Comercial, para facilitar a vida dos empreendedores.
O candidato afirmou ainda que pretende investir em desenvolvimento regional e qualificação profissional, com cursos alinhados às necessidades de cada município.
Anthony Garotinho rebateu e citou a instalação da montadora Citroën como exemplo de iniciativa que, segundo ele, poderia ter sido reproduzida em outras regiões.
“Levei a Citroën, por que não levaram até hoje e ficam ‘eu vou fazer, vou levar’? O Espírito [Santo] levou. Por que não acabou coisa tão simples?”
A referência foi usada por Garotinho para defender a atração de indústrias e questionar a execução de projetos prometidos por adversários.
Costa Verde: Siri critica abandono e Ruas promete ampliar o acesso à saúde
Douglas Ruas questionou William Siri sobre o desenvolvimento econômico da Costa Verde, região que inclui Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba. O candidato do PL afirmou que a área reúne riquezas naturais, mas que esse potencial não se converte em benefícios suficientes para a população.
Ruas defendeu medidas para facilitar o licenciamento de empreendimentos e gerar oportunidades de emprego.
William Siri criticou os governos estaduais anteriores e afirmou que a Costa Verde foi abandonada desde a gestão de Wilson Witzel. O candidato mencionou a presença do Comando Vermelho em Paraty e questionou a atuação dos grupos políticos ligados às administrações recentes.
Siri defendeu o turismo sustentável como alternativa para desenvolver a economia sem comprometer o patrimônio ambiental da região.
Douglas Ruas respondeu com propostas para a saúde pública. O candidato afirmou que moradores da Costa Verde precisam viajar por três ou quatro horas para conseguir atendimento básico e defendeu a criação de centros integrados de saúde para reduzir os deslocamentos.
Ele também propôs estabelecer prazos para a realização de procedimentos médicos e contratar serviços da rede privada quando o estado não conseguir atender à demanda.
William Siri rebateu que o adversário estaria apresentando propostas sem que os grupos políticos aos quais pertence tivessem resolvido os problemas da região.
O candidato prometeu construir um hospital de média e alta complexidade em Itaguaí e afirmou que pretende reforçar os quadros de servidores públicos, com melhores remunerações e novos concursos.
Centro-Sul Fluminense: educação, valorização dos servidores e saúde
William Siri questionou Eduardo Paes sobre educação e valorização dos servidores públicos, defendendo a ampliação do ensino integral e criticando o que classificou como precarização das relações de trabalho no setor público.
Na resposta, Ruas afirmou que a região recebe atenção do governo estadual e citou o desempenho educacional de Levy Gasparian, município que, segundo ele, apresenta resultados no Ideb acima da média.
O candidato defendeu levar para o estado experiências que considera bem-sucedidas na educação e reiterou a proposta de triplicar o ensino técnico e profissionalizante em tempo integral.
Ruas também prometeu reforçar os recursos destinados ao Hospital Universitário de Vassouras e criar um supercentro de especialidades médicas, com base em experiências que afirmou ter implementado na capital.
William Siri contestou a resposta e afirmou que a questão da valorização dos servidores não havia sido respondida.
O candidato defendeu o pagamento do piso nacional aos profissionais da educação e criticou o modelo de gestão que atribuiu a Paes.
“Educação é fundamental, piso nacional para todos.”
Siri também criticou a política salarial da Prefeitura do Rio na gestão Paes e mencionou que fará reajustes e dará benefícios aos servidores municipais.
Baixadas Litorâneas: Paes e André Marinho discutem pedágios, saúde e segurança
Eduardo Paes questionou André Marinho sobre as propostas para as Baixadas Litorâneas, com destaque para a Região dos Lagos. O prefeito citou os problemas relacionados às concessões da Prolagos e ao pedágio da ViaLagos e perguntou quais medidas o adversário adotaria.
André Marinho criticou a atuação de Paes em outras concessões e apresentou propostas para ampliar os serviços públicos na região. Entre elas, citou a implantação de um hospital estadual em Araruama e o reforço do batalhão da Polícia Militar no município.
O candidato também mencionou problemas de segurança em localidades como Unamar e Buraco do Boi, além de denunciar a atuação de milícias e a extorsão de comerciantes.
Eduardo Paes respondeu que o batalhão de Araruama não está parado e afirmou que pretende ampliar o efetivo. O candidato também anunciou a implantação de barreiras digitais e do sistema Civitas RJ nas prefeituras, integrando forças municipais e outros sistemas de monitoramento. “Vamos fazer nas cidades do estado como fizemos na capital, integração e tecnologia contra o crime”, disse o pessedista.
André Marinho rebateu que o adversário estaria repetindo promessas sem apresentar garantias de execução.
Norte Fluminense: Garotinho promete reforçar a saúde e ampliar programas sociais
Marinho perguntou a Anthony Garotinho sobre a saúde no Norte Fluminense. O candidato afirmou que pretendia ouvir propostas para uma região que enfrenta dificuldades de acesso aos serviços médicos e criticou políticos que, segundo ele, não cumprem compromissos de campanha.
Garotinho afirmou que não tem vínculos que o impeçam de criticar o sistema político e defendeu mudanças no financiamento da saúde. Segundo ele, Campos dos Goytacazes concentra serviços de referência, o que exige melhorias na estrutura regional.
Garotinho apresentou uma série de propostas para o estado, incluindo zerar o IPVA para motoristas de aplicativos e taxistas, pagar o piso nacional do magistério, anular a venda da Cedae, convocar concursados e ampliar programas sociais.
O candidato também prometeu retomar o programa Cheque Cidadão, com benefício de R$ 500, e os restaurantes populares. Citou ainda a proposta de uma universidade em Araruama, a construção de um hospital do câncer em Nova Friburgo, a reabertura de estaleiros e a redução das tarifas de ônibus.
André Marinho respondeu que pretende ampliar a rede hospitalar do estado.
Noroeste Fluminense: Paes cobra obras de Douglas Ruas
Eduardo Paes questionou Douglas Ruas sobre os investimentos destinados ao Noroeste Fluminense. O prefeito afirmou que o governo estadual recebeu recursos expressivos e concentrou parte dos investimentos em poucos municípios, incluindo São Gonçalo, onde o pai de Ruas foi prefeito.
Paes pediu que o adversário apontasse uma obra de impacto realizada na região, excluindo serviços de recapeamento e sinalização.
Douglas Ruas respondeu que os investimentos estaduais são definidos a partir das demandas apresentadas pelos prefeitos e afirmou que participou de obras em 73 municípios. O candidato disse que manteve relações de trabalho com diferentes administrações e negou que isso significasse alinhamento político automático.
Ruas também defendeu parcerias com hospitais filantrópicos para ampliar o atendimento e desafogar as unidades de saúde da região.
Ao rebater Paes, o candidato questionou a relação do prefeito com Cláudio Castro e o acusou de manter proximidade com o governador quando isso lhe era conveniente.
Eduardo Paes respondeu que Ruas apoiou Castro nas eleições de 2018 e 2022 e recebeu apoio da família Bacellar no Noroeste Fluminense. O pessedista voltou a afirmar que o adversário não apresentou uma obra transformadora para a região.
Região Serrana: candidatos prometem hospital e melhorias nas estradas
Douglas Ruas perguntou a André Marinho sobre propostas para a Região Serrana, com destaque para a saúde e a construção de um hospital do câncer em Nova Friburgo. O candidato do PL defendeu o cumprimento de um prazo de 100 dias para a entrega do projeto.
André Marinho relatou ter visitado Bom Jardim e São José do Rio Preto e afirmou que ouviu relatos de moradores obrigados a percorrer longas distâncias para receber atendimento médico.
O candidato defendeu que a saúde seja tratada como um direito e criticou o uso político dos serviços públicos.
“Saúde é direito, não vai ser mais política, leito não é favor, hospital não é curral.”
Marinho também prometeu recuperar a RJ-116, com obras de recapeamento e melhorias nas condições da rodovia.
Douglas Ruas afirmou que pretende entregar o hospital do câncer de Nova Friburgo e ampliar o acesso à saúde de alta complexidade no interior. O candidato também defendeu investimentos nas estradas, citando a RJ-142, conhecida como Estrada Serramar, que liga a região de Casimiro de Abreu a Nova Friburgo.
Ruas afirmou que a infraestrutura é essencial para estimular a atividade econômica no interior e atrair novos investimentos.
André Marinho acrescentou que pretende implantar planos de contingência e prevenção de desastres em Petrópolis e Teresópolis. O candidato defendeu planejamento urbano e medidas para reduzir os impactos das chuvas e evitar novas tragédias.
Região Metropolitana: Garotinho propõe superbarca entre municípios
André Marinho perguntou a Anthony Garotinho sobre as propostas para o transporte público na Região Metropolitana. O candidato do Republicanos defendeu a integração entre os municípios e citou as dificuldades enfrentadas pelos moradores de São Gonçalo.
Ele afirmou ainda que pretende ampliar a integração dos transportes e mencionou ações realizadas durante seu governo, como o programa Nova Baixada e obras de pavimentação em milhares de ruas.
Garotinho apresentou ainda uma proposta de ligação hidroviária entre municípios da região.
“Vou ligar São Gonçalo, Niterói e Itaboraí até Magé. E todo o Rio com a superbarca, diferente dessa Linha 3 do metrô.”
A proposta foi apresentada como alternativa para ampliar a mobilidade entre municípios da Região Metropolitana.
André Marinho afirmou que montou uma equipe para enfrentar os problemas de violência na Baixada Fluminense e na Região Metropolitana, mas não apresentou detalhes adicionais sobre um projeto de transporte para a região.
Centro-Sul: Garotinho e Siri discutem agricultura familiar e merenda escolar
Anthony Garotinho questionou William Siri sobre propostas para o desenvolvimento da agricultura no Centro-Sul Fluminense. O candidato do PSOL defendeu o fortalecimento da agricultura familiar e a integração entre produção agrícola, alimentação escolar e desenvolvimento econômico.
William Siri afirmou que pretende fomentar o complexo produtivo do estado, com incentivo à produção de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos.
Anthony Garotinho citou a experiência do programa Leitinho Feliz, criado durante seu governo, que comprava leite de cooperativas e distribuía o produto na merenda escolar. Ele também afirmou que sua gestão estimulou a compra de alimentos de produtores locais para abastecer as escolas.
Garotinho defendeu que as regiões produtoras agreguem valor à produção por meio da industrialização e perguntou a Siri como pretende ampliar a participação dos agricultores na alimentação escolar.
William Siri respondeu reforçando que pretende reforçar a agricultura familiar e ampliar os investimentos no setor.
Baixadas Litorâneas: Paes e Siri divergem sobre turismo e meio ambiente
William Siri questionou Eduardo Paes sobre o desenvolvimento econômico das Baixadas Litorâneas. O candidato do PSOL destacou a dependência de royalties em parte da região e defendeu políticas que conciliem crescimento econômico e preservação ambiental, especialmente diante dos impactos de eventos climáticos extremos.
Eduardo Paes afirmou que o turismo é uma das principais vocações econômicas da região e defendeu apoio às prefeituras, investimentos em infraestrutura e diálogo com as concessionárias de serviços públicos.
Paes anunciou a proposta de duplicar a RJ-106, conhecida como Rodovia Amaral Peixoto, e citou a preservação da Lagoa de Araruama como uma das prioridades ambientais. O pessedistas também defendeu aproveitar o potencial da indústria de petróleo e gás para estimular a economia regional.
William Siri concordou que o turismo tem importância econômica, mas defendeu um modelo baseado no desenvolvimento comunitário e na distribuição de renda. O candidato criticou o avanço da especulação imobiliária e afirmou que o crescimento da região precisa beneficiar os trabalhadores e os moradores.
Siri questionou o modelo de desenvolvimento defendido por Paes, acusando-o de priorizar interesses imobiliários.
Eduardo Paes respondeu citando a importância do Aeroporto de Cabo Frio e da articulação com o governo federal para ampliar as conexões aéreas. Como exemplo, mencionou as iniciativas relacionadas ao Aeroporto Internacional do Galeão e a ampliação de voos.
O ex-prefeito afirmou que investimentos em infraestrutura e conectividade podem impulsionar o turismo e a atividade econômica das Baixadas Litorâneas.






Deixe um comentário