Baile do Mestre Cupijó faz temporada em quatro unidades do Sesc

Espetáculo celebra os 50 anos dos discos que popularizaram o Siriá e passa por São Gonçalo, Petrópolis, Copacabana e Nova Iguaçu

O Baile do Mestre Cupijó chega ao Rio de Janeiro em julho de 2026 para celebrar os 50 anos dos discos que ajudaram a transformar o Siriá em um dos principais símbolos da cultura musical amazônica. O espetáculo 50 anos de Siriá passará por quatro unidades do Sesc RJ entre os dias 3 e 11 de julho, levando ao público um repertório que marcou a trajetória do mestre paraense e contribuiu para difundir o ritmo tradicional do Baixo Tocantins em todo o país.

A turnê integra a programação do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar e presta homenagem aos álbuns Siriá Vol. 1 e Dance o Siriá Vol. 2, ambos lançados em 1974, além de Siriá Siriá Vol. 3 (1975) e Siriá Vol. 4 (1976). Os discos são considerados fundamentais para a modernização e popularização do Siriá, manifestação musical originária da região de Cametá, no Pará.

No palco, o grupo apresenta uma releitura contemporânea da obra de Mestre Cupijó, preservando as características originais do ritmo e incorporando novas sonoridades. A formação reúne metais, cordas, bateria e percussões amazônicas em um espetáculo marcado pela dança, pela celebração coletiva e pela força da cultura do Baixo Tocantins.

Projeto a partir de documentário

O projeto nasceu a partir do documentário Mestre Cupijó e Seu Ritmo, dirigido por Jorane Castro, sobrinha do artista. Desde então, consolidou-se como uma das principais iniciativas dedicadas à preservação e divulgação de sua obra, mantendo vivo um repertório que atravessa gerações.

Natural de Cametá (PA), Mestre Cupijó (1936–2012) foi responsável por levar o Siriá para além das manifestações populares da região amazônica. Ao incorporar novas formações instrumentais e dialogar com diferentes influências musicais, criou uma linguagem própria que ajudou a consolidar o gênero como uma das expressões mais representativas da música paraense.

A temporada no Rio de Janeiro passará pelo Sesc São Gonçalo, Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, Sesc Copacabana e Sesc Nova Iguaçu. Os ingressos custam a partir de R$ 7,50, com gratuidade para o público do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading