O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), anunciou nesta quinta-feira (5) que lançará oficialmente sua pré-candidatura ao Senado nas eleições de 2026. O evento está marcado para o dia 20 de março, em Maceió, capital de Alagoas.
A cerimônia ocorrerá cerca de dois meses após o parlamentar confirmar a intenção de disputar uma das duas vagas do estado na Senado Federal. O ato político será realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta e deve reunir aliados e integrantes do grupo político liderado por Lira.
Caso a candidatura se confirme, Lira deverá enfrentar nas urnas o senador Renan Calheiros (MDB), considerado seu principal adversário no estado. Os dois aparecem entre os nomes mais bem posicionados nas pesquisas locais para a disputa ao Senado.
Durante o anúncio, o deputado afirmou que pretende fortalecer a representação de Alagoas no Congresso Nacional e defender uma bancada “mais firme e comprometida” no Senado. O grupo político de Lira reúne partidos e lideranças que fazem oposição ao governador Paulo Dantas (MDB), aliado de Renan.
Apesar da polarização entre os dois nomes, a corrida pelo Senado em Alagoas ainda pode ganhar novos concorrentes. Entre as possibilidades citadas nos bastidores políticos está a primeira-dama de Maceió, Marina Candia. Também aparece como potencial candidato o deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil), que ganhou projeção nacional após atuar como relator da CPI do INSS na Câmara.






Deixe um comentário