O noroeste argentino inaugurou, no dia 7 de setembro, um imponente monumento católico dedicado à Virgen del Valle, superando o Cristo Redentor do Rio de Janeiro em altura. Com 52 metros de altura total, a estátua da Virgen del Valle, localizada na província de Catamarca, possui 38 metros da base até o topo da coroa, enquanto o restante corresponde ao pedestal que recebe turistas. Em comparação, o Cristo Redentor mede 30 metros, com mais 8 metros de pedestal.
As autoridades turísticas de Catamarca comemoraram o feito, destacando a superação de dois ícones globais: o Cristo Redentor, símbolo do Rio de Janeiro, e a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos. A expectativa é de que o novo monumento impulsione o turismo religioso na região, atraindo visitantes de diferentes partes do mundo.
Para alcançar o observatório interno, é necessário subir 117 degraus, mas há planos para a instalação de um elevador na próxima etapa do projeto. Dentro do complexo ainda há um bar com serviço de cafeteria e banheiros. As autoridades alertam que no momento ainda não há cardápio adaptado para celíacos e é importante levar dinheiro porque, nesta primeira fase, também não são aceitos pagamentos eletrônicos nem cartões.
A imagem da Virgem do Vale é parte dos seis quilômetros do percurso de peregrinação do Caminho da Fé e fica nos arredores da cidade de El Rodeo, a 36 km de San Fernando del Valle de Catamarca, a capital da província. A pista leva apenas ao topo do monte; é preciso caminhar por 70 metros por uma estrada de terra para chegar à entrada do monumento, que fica aberto apenas aos sábados e domingos das 11h às 18h.
Atualmente, só é possível visitar a Virgem do Vale com reserva antecipada. O turismo de Catamarca ainda disponibiliza no momento uma modalidade de ingresso que inclui a realização do Caminho da Fé em miniônibus com capacidade para 17 pessoas; o trajeto é gratuito para crianças menores de quatro anos e pessoas com deficiência que emitirem certificado através do aplicativo Mi Argentina.
Aposentados e crianças até 12 anos pagam entrada de até 5 mil pesos (R$ 28,75) para conhecer o monumento. Já adultos estrangeiros têm que desembolsar 20 mil pesos (R$ 115). Pets podem entrar, desde que na coleira, com tag de identificação e saquinhos para as necessidades.
A relação do povo de Catamarca com a Virgem Maria tem mais de 400 anos. De acordo com o Vaticano, a veneração teve início depois que uma imagem de Nossa Senhora foi encontrada na gruta de Choya em 1620 e, desde então, diversos milagres foram a ela atribuídos.
Com informações do UOL.





