Após expor desconfiança com militares, Lula marca novo encontro com comandantes das Forças Armadas

Após expor desconfiança com a atuação de militares durante os atos terroristas de 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na sexta-feira com os comandantes das Forças Armadas. A reunião ocorre a partir das 10h no Palácio do Planalto com os comandantes do Exército, general Júlio Cesar Arruda; da…

Após expor desconfiança com a atuação de militares durante os atos terroristas de 8 de janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na sexta-feira com os comandantes das Forças Armadas. A reunião ocorre a partir das 10h no Palácio do Planalto com os comandantes do Exército, general Júlio Cesar Arruda; da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen; e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno. O ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e da Casa Civil, Rui Costa, também estarão na conversa.

Este será o segundo encontro de Lula com os comandantes das forças após os atos terroristas de 8 de janeiro. O primeiro ocorreu no dia seguinte aos ataques, quando Lula foi duro ao demonstrar a indignação com a conduta dos militares durante os atos de vandalismo.

Conforme mostrou reportagem do GLOBO na terça-feira, o governo quer usar a reunião para virar a página do desgaste sofrido pelas Forças Armadas durante os ataques em Brasília, tratando de demandas específicas de cada força, em uma tentativa de empregar uma agenda positiva.

A tensão do Palácio do Planalto com os militares está concentrada no comandante do Exército, general Júlio Cesar de Arruda. Foi em frente a quartéis do Exército que milhares de manifestantes acamparam por mais de 60 dias contestando a vitória de Lula.

Oficialmente, a pauta da reunião será sobre projetos de modernização das Forças. O governo têm planos de usar as Forças em projetos de ciência, tecnologia, geração de emprego e formação de mão de obra, aumentando investimentos no Exército, Marinha e Aeronáutica. Cada comandante deverá mostrar ao presidente um relatório com demandas e diagnósticos da sua área. O material foi solicitado por Lula na primeiro encontro que ele teve com os novos comandantes, em 16 de dezembro. O presidente da Fiesp, Josué Gomes, também estará na conversa.

Petistas próximos a Lula, contudo, entendem que o presidente deveria aproveitar a reunião para repetir o que disse ontem em entrevista GloboNews, quando afirmou que os militares que quiserem fazer política devem tirar a farda.

Uma resposta para “Após expor desconfiança com militares, Lula marca novo encontro com comandantes das Forças Armadas”

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading