Anitta disputa álbum do ano no Grammy Latino 2026; veja os indicados

Brasileira concorre com “Equilibrivm” em uma das principais categorias da premiação, que também tem Marisa Monte, Urias, Johnny Hooker e Ney Matogrosso entre os representantes do país

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

Anitta está entre os indicados ao prêmio de Álbum do Ano no Latin Grammy 2026. A Academia Latina da Gravação anunciou nesta quarta-feira (16) os concorrentes à 27ª edição da premiação, marcada para 12 de novembro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A cantora brasileira disputa uma das principais categorias com “Equilibrivm”. Entre os adversários estão Ca7riel & Paco Amoroso, Jorge Drexler, Silvana Estrada, Mon Laferte, Carín León, Milo J, Rawayana e Rosalía.

Outros nomes do Brasil aparecem em diferentes categorias. Marisa Monte, Urias, Johnny Hooker e Ney Matogrosso estão entre os indicados a Melhor Canção em Língua Portuguesa. Zeca Veloso, por sua vez, integra a disputa de Melhor Novo Artista.

Brasileiros disputam categoria em português

Na categoria de Melhor Canção em Língua Portuguesa, Urias concorre com “Águas de um Mar Azul”, composta por Fábio e Hyldon. Marisa Monte disputa com “Sua Onda”, parceria de composição com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown.

Johnny Hooker e Ney Matogrosso aparecem juntos com “Viver e Morrer de Amor na América Latina”, composta por Hooker. A lista inclui ainda “No Vento de Nós”, interpretada por Criolo, Amaro Freitas e Dino D’Santiago, e “Memória”, de Rosalía e Carminho.

Entre os principais prêmios da noite, Karol G, Rosalía, Jorge Drexler e a dupla Ca7riel & Paco Amoroso acumulam sete indicações cada. O compositor e produtor Edgar Barrera lidera a edição de 2026, com dez nomeações.

Veja os indicados nas principais categorias

Álbum do ano

“Equilibrivm” — Anitta
“Free Spirits” — Ca7riel & Paco Amoroso
“Taracá” — Jorge Drexler
“Vendrán Suaves Lluvias” — Silvana Estrada
“Tropico” — Pat Benatar
“Femme Fatale” — Mon Laferte
“Muda” — Carín León
“La vida era mas corta” — Milo J
“¿Dónde Es El After?” — Rawayana
“Lux (Complete Works)” — Rosalía

Canção do ano

“Coleccionando Heridas” — Karol G e Marco Antonio Solís
“¿Cómo se ama?” — Jorge Drexler
“Dime” — Silvana Estrada
“Femme Fatale” — Mon Laferte
“Hasta Jesús Tuvo Un Mal Día” — Ca7riel & Paco Amoroso ft. Sting
“Humano” — Juanes e Vivir Quintana
“La Perla” — Rosalía ft. Yahritza y Su Esencia
“Mi Gran Amor” — Santana ft. Becky G
“Nilo” — Zanna
“Solifican12” — Milo J

Gravação do ano

“Ha Ha” — Ca7riel & Paco Amoroso
“¿Cómo Se Ama?” — Jorge Drexler
“Dime” — Silvana Estrada
“O Amor nos Encontrou” — Loulu Gilberto
“Coleccionando Heridas” — Karol G e Marco Antonio Solís
“Femme Fatale” — Mon Laferte
“Desde que te Tengo” — Carín León
“Niño” — Milo J
“La Perla” — Rosalía e Yahritza y Su Esencia
“Alma” — Elena Rose

Melhor novo artista

Delilah
Fabian
Loulu Golberto
Arath Herce
Macario Marínez
Maye
Sofia Monroy
Kendall Peña
Dora Sanches
Aria Vega
Zeca Veloso

Premiação terá nova categoria para música brasileira

A edição de 2026 marca ainda a estreia do prêmio de Melhor Álbum de Música Urbana em Língua Portuguesa. A categoria substitui a de Melhor Interpretação de Música Urbana em Língua Portuguesa, concedida até o ano passado.

A Academia Latina da Gravação reúne aproximadamente 7 mil membros em 62 países. Para esta edição, foram consideradas obras lançadas entre 1º de junho de 2025 e 31 de maio de 2026. Os vencedores serão definidos pelos integrantes votantes da entidade.

Durante o anúncio dos indicados, o CEO da Academia, Manuel Abud, também explicou a posição da instituição em relação ao uso de inteligência artificial nas obras inscritas.

“Reconhecemos o valor da inteligência artificial como ferramenta, mas o Grammy Latino reconhece e premia a criatividade humana”, disse.

A cerimônia do 27º Latin Grammy será realizada em 12 de novembro, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo