comScore img tag

Amin protocola projeto de Anistia após veto de Lula a PL da dosimetria

Como o Congresso está em recesso ainda não há data para a análise do tema

O senador Esperidião Amin (PP-SC) protocolou nesta quinta-feira (8) o Projeto de Lei da Anistia, em reação ao veto integral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao chamado PL da Dosimetria. Amin foi relator da proposta vetada e afirma que o novo texto tem como objetivo “pacificar o país”.

“A anistia é o único caminho para a reconciliação”, defende.

O projeto barrado pelo presidente previa a redução de penas aplicadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a outros condenados por atos considerados golpistas, incluindo os episódios de vandalismo registrados em 8 de janeiro de 2023, data que completa três anos hoje.

Após o veto, parlamentares da oposição reagiram e apresentaram o novo PL, que propõe a anistia a todos os condenados pelos atos de 8 de janeiro. O texto sustenta que a decisão do presidente é incoerente e retoma argumentos já debatidos durante o julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os pontos centrais da proposta está a anulação de punições digitais, tema recorrente de embates entre aliados do bolsonarismo e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Com o veto presidencial, o tema volta à análise do Congresso Nacional, que poderá decidir pela manutenção ou derrubada da decisão de Lula. Como o Legislativo está em recesso, ainda não há data prevista para a deliberação. Para a derrubada do veto, são necessários os votos de 257 deputados e 41 senadores, em sessão conjunta. Caso isso ocorra, a proposta passa a valer.

Enquanto a oposição se articula para reverter o veto, a base governista também busca apoio entre parlamentares, em um cenário de intensificação das negociações políticas em ano eleitoral.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading