O Programa Academia Carioca completou 17 anos nesta quarta-feira (24) consolidado como uma das principais iniciativas de promoção da saúde na rede municipal do Rio de Janeiro. Criada em 2009, a estratégia da Prefeitura já beneficiou mais de 1,2 milhão de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e atualmente reúne cerca de 203 mil participantes.
Presente em 222 unidades de Atenção Primária, entre clínicas da família e centros municipais de saúde, o programa tem como objetivo ampliar o acesso à prática regular de atividades físicas supervisionadas, contribuindo para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida da população.
Atualmente, 57% dos participantes têm mais de 60 anos, reforçando a importância da iniciativa para o envelhecimento saudável e a promoção da autonomia entre os idosos.
Além dos exercícios
Segundo a coordenação do programa, a proposta vai além da prática de exercícios físicos, funcionando também como espaço de convivência, fortalecimento de vínculos comunitários e estímulo ao bem-estar emocional.
A Academia Carioca conta hoje com 126 profissionais de Educação Física integrados às equipes de saúde da rede municipal. As atividades incluem caminhadas, alongamentos, dança, capoeira, ginástica, ações educativas e práticas coletivas voltadas à saúde física, mental e social.
Os resultados apontam impactos significativos na saúde dos participantes. Dados do programa indicam que 90% dos usuários passaram a apresentar controle da pressão arterial, enquanto 61% registraram redução de peso corporal e 52% diminuíram o índice de massa corporal (IMC), fatores associados à prevenção e ao controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes.






Deixe um comentário