(Vídeo) Globo corta discurso de Erika Hilton durante desfile na Sapucaí

Deputada falava sobre silenciamento de pessoas trans quando transmissão foi abruptamente interrompida

A transmissão da TV Globo do desfile da Paraíso do Tuiuti, nesta terça-feira (4), gerou polêmica ao cortar o discurso da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). A parlamentar desfilava na Sapucaí representando Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil, quando teve sua fala interrompida abruptamente.

No momento do corte, Erika destacava a histórica tentativa de silenciamento de corpos trans. A transmissão foi substituída por uma entrada ao vivo da repórter Mariana Gross, que passou a comentar sobre o material utilizado na estrutura dos carros alegóricos. O corte brusco gerou reações imediatas nas redes sociais, onde internautas criticaram a postura da emissora.

“Uma pena que cortaram e interromperam um discurso tão forte como esse da Erika Hilton”, escreveu um usuário no X. Outro comentou: “Muito feio a Globo falando de qualquer coisa para não mostrar o discurso da Erika Hilton”.

Apesar de a emissora ter reduzido também falas de outros participantes do desfile, o caso da deputada chamou a atenção de telespectadores mais atentos. Em meio à polêmica, a transmissão manteve os comentários de Milton Cunha sobre a comunidade LGBTQIAPN+, que celebrou a diversidade e fez um apelo contra a violência: “Viva todos os seres humanos, parem de nos matar”.

O enredo da Paraíso do Tuiuti, “Quem tem medo de Xica Manicongo?”, homenageou a figura histórica que foi escravizada no Congo e trazida ao Brasil no século 16. Erika Hilton, primeira deputada trans eleita por São Paulo, desempenhou um papel de destaque no desfile, reforçando a importância da representatividade na Sapucaí.

Com informações da Folha de S.Paulo

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading