Uma publicação nas redes sociais ajudou a localizar o vereador do Rio Fabio Silva (Podemos), preso preventivamente na manhã desta segunda-feira (19), em Londrina, no norte do Paraná. O parlamentar estava na cidade para participar de um casamento e foi encontrado por agentes da Polícia Federal (PF) na casa de um amigo, no Jardim Quebec.
Nas redes sociais, Fabio havia publicado uma foto ao lado do filho e identificado a cidade onde estava. A esposa também compartilhou imagens do trajeto do casal até a cerimônia, realizada no domingo (18).
Após a prisão, o vereador foi levado para o Centro Integrado de Triagem de Londrina. Fabio é apontado na investigação como dono e beneficiário de provedores de internet investigados pela PF
Sobre a operação
A Operação Backbone investiga o monopólio e a exploração ilegal de serviços de internet banda larga por parte do Comando Vermelho (CV) em comunidades como os complexos do Alemão, da Penha e do Chapadão.
Durante a ação foram presos a mãe do trapper Oruam, Márcia Gama Nepomuceno, e seu irmão, Lucas Santos Nepomuceno, conhecido como Lucca.
Segundo a Polícia Federal, as atividades empresariais ilícitas na região continuavam sob o comando de Márcio Santos Nepomuceno, o Marcinho VP — pai de Oruam e Lucca —, com o auxílio de familiares e operadores financeiros para a lavagem de dinheiro oriundo do crime organizado.
Até o momento, 19 de 23 mandados de prisão foram cumpridos.
Quem é Fabio Silva
Natural de João Pessoa, na Paraíba, o vereador foi eleito em 2024 com 15.846 votos e assumiu a cadeira no Palácio Pedro Ernesto no ano seguinte. Na biografia publicada no site da Casa, apresenta-se como empresário, gestor comunitário da Zona Norte e embaixador do projeto Onda Carioca, no Complexo do Chapadão.
No Legislativo municipal, o vereador de primeiro mandato ocupa a vice-presidência de duas comissões desde o ano passado: Assistência Social e Abastecimento, Indústria, Comércio e Agricultura. O parlamentar assina, como autor ou coautor, 77 projetos de lei em tramitação e já apresentou mais de 760 moções. Não possui, atualmente, nenhuma lei de sua autoria em vigor.
Na eleição de 2024, declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 1.618.612. A maior parcela, de R$ 1 milhão, correspondia a uma participação societária de 50% em uma empresa. A declaração também incluía outros bens e direitos, como créditos decorrentes da venda de cotas empresariais e herança.







Deixe um comentário