TSE homologa 13 candidaturas à Presidência; Marçal concorre sub judice

Tribunal confirmou registros de Lula, Flávio Bolsonaro, Caiado, Zema e outros nomes; Pablo Marçal está inelegível até 2032, mas poderá fazer campanha enquanto recorre

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologou nesta sexta-feira (4) o registro de 13 candidaturas à Presidência da República nas eleições de 2026. Entre os nomes confirmados estão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que busca a reeleição, Flávio Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo) e Pablo Marçal (PRTB).

A lista reúne candidatos de diferentes partidos e correntes políticas. A homologação confirma que os registros foram analisados pela Justiça Eleitoral e estão aptos a seguir no processo eleitoral, conforme as condições específicas de cada candidatura.

Marçal disputará eleição sub judice

O principal ponto de atenção na decisão do TSE é a situação de Pablo Marçal. O empresário foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral até 2032 após condenação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por uso indevido dos meios de comunicação social durante a campanha à Prefeitura de São Paulo, em 2024.

Marçal recorre da decisão no TSE. Como ainda não houve decisão colegiada definitiva da Corte Superior, a legislação eleitoral permite que ele pratique atos de campanha. Dessa forma, o empresário poderá participar da disputa presidencial sub judice, enquanto sua situação jurídica permanece em análise.

A expressão significa que a candidatura está sob avaliação da Justiça e ainda pode sofrer alterações caso uma decisão posterior confirme ou reverta a inelegibilidade. A homologação do registro, portanto, não encerra a disputa judicial envolvendo o candidato do PRTB.

A confirmação dos registros pelo TSE marca uma etapa importante do calendário eleitoral e consolida a relação de candidaturas presidenciais que avançam no processo para as eleições de 2026.

Veja a lista de candidaturas homologadas pelo TSE

Os 13 nomes confirmados para a disputa presidencial são:

  • Augusto Cury (Avante) — número 70
  • Clariana Barão (DC) — número 27
  • Edmilson Costa (PCB) — número 21
  • Flávio Bolsonaro (PL) — número 22
  • Hertz Dias (PSTU) — número 16
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — número 13
  • Pablo Marçal (PRTB) — número 28
  • Renan Santos (Missão) — número 14
  • Romeu Zema (Novo) — número 30
  • Ronaldo Caiado (PSD) — número 55
  • Rui Costa Pimenta (PCO) — número 29
  • Samara Martins (UP) — número 80
  • Veterinário Wilson Grassi (Partido Democrata) — número 35

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo