Relatório que Nikolas apresentou para descartar indícios de crime em conversas com Vorcaro é falso, diz PF

Documento circulou nas redes após divulgação de mensagens entre o deputado e o ex-dono do Banco Master; assessoria afirma que parlamentar “não sabia” que material era falsificado

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

A Polícia Federal (PF) confirmou que é falso um relatório atribuído à corporação que circulou nas redes sociais afirmando que não haviam sido encontrados indícios de crime nas conversas entre o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.

O documento fraudulento começou a ganhar circulação nas plataformas digitais na quinta-feira (3), depois que vieram a público mensagens e áudios trocados entre o parlamentar e o empresário.

O falso relatório afirmava que o conteúdo revelaria apenas um “contato de natureza pessoal e profissional entre os interlocutores”. O material também sustentava que não existiriam elementos suficientes para justificar a abertura de uma investigação específica contra Nikolas.

A Polícia Federal, porém, negou a autenticidade do documento e confirmou que o relatório não foi produzido pela corporação.

Checagem identificou inconsistências no documento

Plataformas de verificação analisaram a imagem que circulava nas redes sociais e identificaram uma série de inconsistências e sinais de adulteração.

Entre os problemas encontrados estão erros nas datas atribuídas à elaboração do documento, divergências nas transcrições das conversas e diferenças em relação ao padrão utilizado pela Polícia Federal em relatórios oficiais.

Uma das principais inconsistências está justamente na data. O documento falso aparece como produzido em 18 de novembro de 2025, enquanto o relatório verdadeiro da Polícia Federal tornado público nesta semana foi emitido em 27 de agosto de 2026.

Procurada sobre a circulação do material, a assessoria de imprensa de Nikolas Ferreira informou que o deputado viu as publicações nas redes sociais, mas “não sabia” que o documento era falso.

O desmentido da PF significa que não pode ser atribuída à corporação a conclusão apresentada no material fraudulento de que as conversas não continham indícios de crime.

Mensagens entre Nikolas e Vorcaro vieram a público

As conversas entre Nikolas Ferreira e Daniel Vorcaro foram divulgadas na quinta-feira.

Em um dos trechos, o deputado se refere ao empresário pelos termos “Dani” e “lindão” e manifesta interesse em “ter mais proximidade” com Vorcaro.

Em outra interação divulgada, Nikolas solicita ajuda para o atendimento de uma demanda relacionada à liberação de um ativo minerário.

A divulgação das mensagens ocorreu em meio à repercussão das investigações relacionadas ao Banco Master e às relações mantidas por Vorcaro com diferentes personagens dos meios político, empresarial e jurídico.

Após a publicação das conversas, Nikolas Ferreira divulgou um vídeo para negar qualquer irregularidade. O deputado também afirmou que nunca recebeu recursos financeiros de Daniel Vorcaro, mas em mensagens vazadas o banqueiro diz que financiou “todos os voos” de Nikolas, se referindo ao fato de o deputado ter usado sua aeronave durante a campanha eleitoral.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo