A vereadora Talita Galhardo (PSDB) se envolveu em nova polêmica ao viralizar em um vídeo exibido na última sexta-feira (6) enquanto discutia com uma pessoa em situação de rua na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do Rio.
Em dezembro de 2025, a parlamentar gerou repercussão nas redes sociais ao pedir que a população não distribuísse quentinhas para pessoas nas ruas, alegando que a prática dificultaria o acolhimento institucional e aumentaria a criminalidade.
Membro da Comissão de Segurança e de Defesa Civil, Talita Galhardo gravou o vídeo em meio a uma abordagem a um casal em situação de rua embaixo de uma ponte. “Boa tarde, tudo bom?”, disse Talita, no começo do vídeo. “Ah, moça, não grava, não”, pediu a mulher. “Não, não. Eu quero saber… Vocês moram aqui? O que vocês fazem aqui?”, perguntou.
O homem então respondeu que dormia na rua, mas negou que ficasse naquele local. Talita contestou: “Ah, mas tem cama aqui. Não é lugar pra ficar, né?”.
Em seguida, ela mostrou uma tomada no local. “Isso é daí mesmo”, respondeu o morador de rua. “Daí mesmo, não. Isso aqui é gato, né [ligação de energia clandestina]. Já recebi uma foto de celular sendo carregado aqui, vocês têm celular?”, perguntou, iniciando uma discussão com a mulher que estava embaixo da ponte. “Isso aqui é gato, não pode carregar celular aqui”. E complementou: “Isso aqui não é lugar pra morar”.
Posteriormente, gravou uma discussão com o homem em situação de rua. “Você tá me xingando? Vou filmar você me xingando”. Ele responde: “No momento que você chama morador de rua de cracudo”. Talita, então, interrompe: “Não tem cracudo?”.
A discussão continua: “A senhora implica pra caramba com morador de rua”. Ela então pergunta se ele quer ir para um abrigo e adverte o homem, dizendo que ele não precisa gritar. “Tá vendo como você é agressivo? Por isso que as pessoas ficam com medo”, complementou a parlamentar.
“A senhora é vereadora de rico (…). A senhora pensa que todo mundo que tá na rua é burro (…). [Eu estou falando contra] a pessoa que só quer atacar o oprimido”, criticou o homem.
Talita, mais uma vez, contestou: “Você tá falando besteira, cara! Quantas pessoas eu ajudo na Saúde, com creche, em clínica da família… Você não me conhece pra falar uma m… dessa”.





Deixe um comentário