Prefeitura do Rio cria Distrito Especial Reviver Rua da Carioca

Iniciativa prevê recuperação de imóveis, melhorias urbanas, estímulo ao comércio e atração de novos negócios para a tradicional rua do Centro

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

A Rua da Carioca, no Centro do Rio, terá um novo plano de revitalização para recuperar imóveis, melhorar o espaço urbano e estimular o comércio. A Prefeitura do Rio instituiu nesta terça-feira (22) o Distrito Especial Reviver Rua da Carioca, iniciativa que reúne medidas para fortalecer a atividade econômica e preservar o patrimônio histórico da região.

A proposta amplia o projeto criado em 2023 para incentivar o polo cervejeiro da Rua da Carioca. Agora, a estratégia passa a contemplar diferentes atividades econômicas, além de ações voltadas à cultura, ao turismo e à preservação da identidade histórica da via.

Cinco áreas de atuação

As medidas do novo distrito serão organizadas em cinco frentes:

  • regularização fiscal;
  • recuperação e preservação do patrimônio;
  • estímulo à atividade econômica;
  • melhorias no espaço urbano;
  • preservação da memória e da identidade da Rua da Carioca.

Entre as ações previstas estão programas para apoiar a recuperação e restauração de imóveis, fachadas e elementos arquitetônicos. A prefeitura também pretende incentivar a instalação, permanência e expansão de empresas e estabelecimentos comerciais na região.

O projeto prevê ainda melhorias em iluminação, acessibilidade, sinalização, paisagismo e mobiliário urbano.

Prefeitura quer atrair novos negócios

O distrito também poderá receber eventos e ações culturais, gastronômicas, comerciais e turísticas. A intenção é aumentar a circulação de moradores e visitantes e, ao mesmo tempo, valorizar os estabelecimentos tradicionais da rua.

Outra frente será o estímulo à ocupação de imóveis atualmente vazios, com a criação de condições para a chegada de novos empreendimentos e investimentos.

Segundo o prefeito Eduardo Cavaliere (PSD), a iniciativa busca conciliar a preservação histórica com o desenvolvimento econômico.

“A Rua da Carioca é um patrimônio do Rio. Com o novo distrito, vamos recuperar imóveis, apoiar os comerciantes e atrair novos negócios. É mais uma ação para preservar a história do Centro e criar oportunidades para o futuro”, afirmou.

Projeto mantém ações do polo cervejeiro

O Distrito Especial Reviver Rua da Carioca dá continuidade ao projeto de incentivo ao polo cervejeiro criado em 2023 pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

Os projetos, processos e medidas iniciados durante a vigência do incentivo ao polo cervejeiro continuarão válidos. Com isso, as ações já desenvolvidas na região serão mantidas dentro da nova estratégia de revitalização.

A SMDE trabalhará em conjunto com outros órgãos municipais e deverá manter diálogo com proprietários de imóveis, comerciantes, empreendedores, instituições acadêmicas, entidades de preservação e organizações da sociedade civil.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e responsável pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Osmar Lima, a recuperação da área pode ajudar a fortalecer a economia do Centro Histórico.

“Queremos criar um ambiente mais favorável para quem já empreende na região e, ao mesmo tempo, estimular a chegada de novos negócios, investimentos e atividades que contribuam para a geração de emprego e renda”, afirmou.

A prefeitura considera a recuperação do patrimônio, o fortalecimento do comércio e a melhoria do espaço urbano como partes de uma mesma estratégia para revitalizar a Rua da Carioca e ampliar o uso da região por moradores e visitantes.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo