A praia de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebeu uma réplica gigante do troféu da Libertadores. Com 9 metros de altura, o equivalente a um prédio de três andares, a estrutura faz parte da ação Libertadores Experience, promovida pela Conmebol.
A réplica ficará aberta à visitação até domingo, das 16h às 22h. O projeto foi desenvolvido com participação de escultores, ferreiros e pintores que trabalham na produção de carros alegóricos do Carnaval do Rio.
A construção reuniu cerca de 60 profissionais, desde a etapa de criação até a montagem. Segundo Bruno Freitas, diretor de criação da empresa de cenografia Reativa, responsável pela execução do projeto, o nível de complexidade é semelhante ao de um carro alegórico.
Réplica foi montada para resistir ao clima
A estrutura precisou ser planejada para suportar vento, chuva e maresia, já que permanece exposta na areia da praia. Um esqueleto de metal sustenta a réplica, com 1,5 metro da estrutura enterrado na areia para aumentar a estabilidade.
A base foi construída em MDF e recebeu revestimento de lona. Ao redor da estrutura estão as placas com os nomes dos clubes campeões da Libertadores, produzidas em PVC e cobertas com adesivos metalizados.
Outro desafio foi reproduzir os detalhes do troféu em escala ampliada. Entre as partes que exigiram maior cuidado está a região que sustenta a bola, além do acabamento cromado utilizado para aproximar a aparência da réplica do troféu original.
Troféu gigante também funciona como espaço para visitantes
A réplica foi projetada para que o público possa entrar em seu interior. Na base há uma abertura que dá acesso ao espaço onde está exposto o troféu original que será entregue ao campeão da Libertadores na final marcada para 28 de novembro, em Montevidéu.
As paredes internas também reproduzem as placas com os nomes dos campeões de cada edição da competição. Depois da passagem pelo Rio, a estrutura será desmontada em dez módulos e levada para Montevidéu.
Na capital uruguaia, a réplica será instalada na Rambla durante a semana da final. O troféu original, que será entregue ao campeão, permanece em exposição dentro da estrutura durante a ação no Rio.
Isopor, fibra e tinta cromada foram usados na construção
A parte que reproduz o troféu foi feita de isopor, posteriormente revestido com uma trama de fibra. Sobre o material foi aplicada massa de poliéster, que passou por lixamento para obter uma superfície lisa.
Depois dessa etapa, a peça recebeu uma camada de resina para proteção contra as condições climáticas e, na sequência, tinta cromada. O boneco colocado sobre o globo foi fixado por meio de um eixo de metal instalado internamente.
De acordo com Camilo Miranda, sócio e diretor comercial da Reativa, a peça não foi produzida com impressora 3D. A técnica utilizada envolveu materiais e métodos de cenografia semelhantes aos empregados na construção de grandes estruturas carnavalescas.
Ídolos do Flamengo participam da programação
Além da réplica e do troféu original, a Libertadores Experience terá a participação de personalidades do futebol durante o período de exposição. Nesta quarta-feira, estão previstos encontros com os ex-jogadores do Flamengo Adriano Imperador, às 16h, e Junior, às 17h.
A entrada é gratuita, mas é necessário fazer cadastro para participar da programação. A atração permanece na praia de Botafogo até domingo, sempre das 16h às 22h.







Deixe um comentário