Em uma operação conjunta realizada neste sábado (10), as polícias Federal e Militar do Rio de Janeiro resgataram 667 aves silvestres que seriam vendidas ilegalmente em feiras nas cidades da região dos Lagos e em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. A informação foi divulgada inicialmente pelo g1.
O trabalho de inteligência teve início com agentes da Delegacia de Meio Ambiente da Polícia Federal, que identificaram um homem transportando os pássaros pela rodovia Magé-Manilha. A rota do suspeito foi compartilhada com o Comando de Polícia Ambiental da PM, que interceptou o veículo e encontrou centenas de pássaros amontoados em pequenas gaiolas de madeira.
Entre os animais recuperados está o Pixoxó (Saltator coerulescens), uma ave nativa da Mata Atlântica do Rio de Janeiro e classificada como em risco de extinção. De acordo com os investigadores, os pássaros seriam levados a um depósito clandestino e depois distribuídos para traficantes e comerciantes que atuam no mercado ilegal de fauna silvestre.
Após o resgate, todos os animais passaram por triagem e cuidados emergenciais realizados por uma equipe técnica do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em seguida, foram devolvidos ao seu habitat natural.
O homem preso na ação será indiciado por crime ambiental. Conforme prevê a legislação brasileira, ele poderá ser multado em até R$ 700 mil — valor calculado com base no número de aves e agravado pela presença de espécies ameaçadas.
A operação reforça o alerta sobre o tráfico de animais silvestres, uma das maiores ameaças à biodiversidade brasileira. O Rio de Janeiro é um dos estados mais afetados por esse tipo de crime, devido à sua rica fauna e à proximidade de centros urbanos que alimentam o mercado negro de animais.





