Uma operação da Polícia Civil desmantelou, nesta sexta-feira (5), um esquema sofisticado de extorsão que aterrorizava comerciantes de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. Entre os três presos está um policial civil que, segundo as investigações, usava o próprio cargo para dar aparência de legalidade às abordagens e intimidar as vítimas. O grupo ainda fingia integrar a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) para cobrar “taxas” ilegais.
Entre os presos está Cláudio da Silva Bastos, policial civil e ex-secretário de Governo de Arraial do Cabo, apontado como líder do grupo criminoso. A ação foi realizada por Policiais civis da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e da 127ª DP (Armação dos Búzios). Na ação houve troca de tiros e um suspeito foi baleado.
Segundo a Polícia Civil, Bastos e os comparsas se passavam por agentes da DDSD utilizando armas, identificações falsas e um veículo previamente monitorado pelas equipes de inteligência. A quadrilha teria atuado em diversos bairros, coagindo comerciantes e impondo cobranças ilegais mediante ameaças.
Troca de tiros e suspeito baleado
Durante a operação na Estrada do Guriri, em Cabo Frio, os suspeitos tentaram fugir e houve intensa troca de tiros. Um dos integrantes do bando tentou tomar a arma de um policial civil, foi alvejado e encaminhado a uma unidade de saúde.
Cláudio Bastos, que estava portando um fuzil de airsoft utilizado como simulacro, também abriu fogo contra os agentes antes de ser rendido.
Material apreendido
No carro utilizado pelo grupo, as equipes encontraram:
- Duas pistolas
- Réplica de fuzil (airsoft)
- Diversas munições
- Cerca de R$ 2 mil em espécie
- Seis celulares
- Caderno com anotações da cobrança ilegal
- Documentos usados no esquema
Todo o material será periciado para auxiliar na identificação de outros envolvidos. A investigação aponta que a quadrilha movimentava valores não declarados e atuava de maneira estruturada.
Crimes atribuídos ao grupo
Os três foram autuados em flagrante pelos crimes de:
- Extorsão
- Associação criminosa
- Porte ilegal de arma de fogo
- Concussão
- Tentativa de homicídio contra agentes de segurança
Pelo menos três vítimas já reconheceram os suspeitos, e outras devem ser identificadas nos próximos dias. As investigações seguem sob sigilo.
A Corregedoria-Geral da Polícia Civil instaurou Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta do policial preso.






Deixe um comentário