Com as praias lotadas, relatos de furtos e de princípios de arrastão, a Polícia Militar do Rio avalia o uso de um novo tipo de gás de pimenta contra aqueles tipos de crime que tiram o sossego dos banhistas.
Por ter espuma como base, o spray recém-chegado proporcionaria maior precisão para acertar o alvo, o que evitaria que inocentes fossem atingidos.
A reportagem é do Globo.
No entanto, o armamento gera polêmica, já que também tem o poder de fixar a substância na pele por um tempo, facilitando a identificação daqueles que, eventualmente escapulindo, recebam um desses jatos.
— Na sua composição há uma pigmentação que marca a pessoa envolvida. Em caso de fuga, o personagem já está marcado — disse o porta-voz da PM, o tenente-coronel Ivan Blaz.
— Começamos os testes hoje (ontem) e seguimos nos próximos dias. Vai ser a primeira vez que isso é usado no mundo. Ainda não temos uma data para colocar em prática.
Os produtos começaram a ser testados ontem por agentes do 23º BPM (Leblon), no mesmo dia em que o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, secretário de Polícia Militar do Rio, disse ao GLOBO que a corporação tem empregado na segurança das praias quase 800 homens por dia nos fins de semana, além de tropas especiais com cães, cavalos e aeronave:
— Eu falo que nós somos o único estado em que é feita quase uma operação de guerra para uma pessoa ir à praia, utilizando as melhores unidades. É uma coisa complexa e precisa ser entendida.






Deixe um comentário