A Polícia Federal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) restituíram cinco peças sacras e diversos bens arqueológicos à Arquidiocese do Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega foi realizada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, no Centro da capital fluminense.
As obras estavam desaparecidas havia cerca de 20 anos e foram apreendidas pela Polícia Federal em dezembro de 2002, durante uma ação na Feira de Antiguidades da Gávea. Após a conclusão dos trâmites legais e a definição do destino do acervo, os bens foram entregues à Comissão de Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese, conforme recomendação do Iphan.
A restituição seguiu o princípio da “mão morta”, que determina a permanência sob a guarda da Igreja de bens históricos e artísticos a ela vinculados.
O conjunto devolvido é composto por cinco esculturas religiosas de oratório, produzidas entre os séculos XVIII e XIX, que representam São João Batista, São José, a Virgem Maria, São Francisco de Assis e Santo Antônio. Também fazem parte do acervo fragmentos arqueológicos de cerâmica, pedra e outros materiais históricos.
Segundo avaliação técnica do Iphan, as peças estão em bom estado de conservação, apesar de apresentarem pequenas fragmentações e desgaste da pintura original.






Deixe um comentário