Pesquisa diz que maioria dos parlamentares acredita na derrubada de veto sobre penas do 8/1

Levantamento feito pelo instituto Ranking dos Políticos indica tendência de rejeição ao veto presidencial sobre redução das penas do 8 de janeiro

Um levantamento realizado pelo instituto Ranking dos Políticos indica que a maior parte dos parlamentares ouvidos avalia que o Congresso Nacional deverá derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao projeto que trata da redução das penas impostas aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

A pesquisa foi conduzida entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro e ouviu 108 deputados federais de 18 partidos e 30 senadores de 12 legendas. A margem de erro é de 6,5 pontos percentuais.

O Ranking dos Políticos é um instituto que monitora e avalia a atuação parlamentar no país.

Expectativa na Câmara

Na Câmara dos Deputados, 68,5% dos parlamentares consultados afirmaram acreditar que o veto presidencial será derrubado. Desse total, 24,1% avaliam que a rejeição poderá ocorrer com certa facilidade.

Por outro lado, 30,5% entendem que o veto deverá ser mantido. Dentro desse grupo, 12% consideram que a manutenção ocorrerá com facilidade, enquanto 18,5% avaliam que haverá dificuldades para sustentar a decisão do presidente.

Os números indicam um cenário de tendência majoritária pela derrubada do veto, embora exista uma parcela relevante que projeta disputa acirrada no plenário.

Cenário no Senado

No Senado, o levantamento também aponta predominância da expectativa pela rejeição do veto. Segundo a pesquisa, 60% dos senadores ouvidos acreditam que o Congresso reverterá a decisão presidencial.

Já 33,3% esperam que o veto seja mantido. Apenas 10% desse grupo avaliam que isso poderá ocorrer com facilidade. Outros 6,7% não responderam à pergunta.

A análise sugere que, embora a maioria dos parlamentares das duas Casas veja possibilidade concreta de derrubada, o tema deve provocar debates intensos.

Recorte ideológico

A pesquisa também traz um recorte por espectro político. Na Câmara, 85% dos deputados identificados com a esquerda preveem a rejeição do veto. No Senado, segundo o levantamento, a totalidade dos parlamentares de esquerda ouvidos aposta na derrubada.

Para o diretor do Ranking dos Políticos, Luan Sperandio, os dados revelam que a discussão ultrapassa o campo técnico.

“Quando olhamos os recortes ideológicos, fica claro que o debate não é apenas jurídico, mas profundamente político, refletindo visões distintas sobre prerrogativas institucionais e resposta aos acontecimentos de 8 de janeiro”, diz Luan Sperandio, diretor do do Ranking dos Políticos.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading