comScore img tag

Morte por agente do ICE provoca mais protestos em cidades dos EUA hoje

Manifestações aconteceram em pelo menos dez cidades. Em Portland, duas pessoas foram baleadas

A morte de Renee Nicole Good, baleada por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), desencadeou nesta quinta-feira (8) uma série de protestos em pelo menos dez cidades do país. Em Portland, no Oregon, duas pessoas foram baleadas.

Em Minneapolis, no estado de Minnesota, onde a americana de 37 anos vivia recentemente, milhares de pessoas se reuniram em frente ao edifício federal Bishop Henry Whipple, que abriga um dos principais tribunais de imigração do estado. Manifestantes protestaram contra a atuação do ICE e entoaram palavras de ordem como “Vergonha!” e “Deixe seu emprego” ao se depararem com agentes no local. O confronto elevou a tensão quando um produto químico semelhante a gás lacrimogêneo foi dispersado no ar.

Atos semelhantes foram registrados em cidades como Nova York, Washington e Filadélfia, entre outras.

Renee Nicole Good era cidadã americana, mãe de três filhos, poeta premiada e guitarrista amadora. Na quarta-feira (7), ela foi atingida por três disparos à queima-roupa enquanto estava dentro de um carro. Após ser baleada, o veículo colidiu com um poste.

Em nota, o governo do ex-presidente Donald Trump, por meio do Departamento de Segurança Interna (DHS), afirmou que o agente do ICE atirou após a mulher tentar avançar com o carro contra os oficiais.

O ICE tem sido alvo de críticas desde o início do governo Trump, período marcado por políticas rigorosas de deportação e denúncias de prisões e remoções consideradas arbitrárias por organizações de direitos civis.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading