Morreu ontem no Rio, de infarto, aos 78 anos, o advogado Trajano Ribeiro, trabalhista histórico e um dos fundadores do PDT. Trajano era um dos melhores amigos de Leonel Brizola.
Participou de momentos históricos do país. Lutou ao lado de Brizola no movimento pela Legalidade, é signatário da Carta de Lisboa, que marcou a fundação do PDT e o retorno de trabalhistas exilados ao Brasil.
Sobre o seu grande amigo, declarou em uma de suas últimas entrevistas:
“O Brizola se revelava um perigo bárbaro para eles [militares]. E todo o processo de desconstrução da figura do Brizola, que foi desenvolvido pela ditadura com o auxílio da Globo, foi para evitar que o projeto, interrompido em 64, fosse retomado plenamente. O Brizola era o fio da história, naquele momento”, concluiu, ao ratificar a persistência do líder trabalhista até a criação do novo partido: o PDT, em 1980.





