Durante evento de campanha em apoio ao sobrinho, Matheus do Waguinho, que concorre à sua sucessão na prefeitura de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro, conhecido como Waguinho (Republicanos), e uma moradora apoiadora do concorrente Márcio Canella (União Brasil) bateram boca sobre a próxima eleição. Em vídeo que circula nas redes sociais, o atual prefeito é visto discutindo com a eleitora que segurava panfletos de Canella, principal concorrente de Matheus. Em meio ao embate, Waguinho chama a moradora de “ingrata”, enquanto ela defende seu candidato, afirmando: “Canella é quem vai ganhar!”.
A assessoria de Waguinho respondeu à situação em nota ao jornal, alegando que o prefeito não teve uma discussão direta com a moradora. Segundo a nota, Waguinho estava apenas apresentando os avanços e realizações de sua administração durante os últimos oito anos, quando a moradora se exaltou. O comunicado conclui que, respeitando o direito à manifestação, o prefeito decidiu se retirar enquanto a mulher continuava a falar.
A rivalidade entre Waguinho e Canella remonta às eleições de 2022, quando Waguinho apoiou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto Canella alinhou-se com Jair Bolsonaro (PL). Além de Canella e Matheus do Waguinho, os candidatos à prefeitura de Belford Roxo incluem Marquinho da Farmácia (MDB), Assis Freitas (PSB) e Vinícius Cranio (Psol).
Pesquisa divulgada em julho pela Quaest revelou que o apoio de Lula ao sobrinho de Waguinho reduz pela metade a vantagem de Canella em uma possível disputa de segundo turno.
A pesquisa indica que, com o endosso de Bolsonaro a Canella e o apoio de Lula a Matheus, as intenções de voto para o deputado caem de 51% para 47%, enquanto Matheus aumenta de 31% para 38%. Nesse cenário, 7% dos eleitores permanecem indecisos, e 8% optam por votos brancos ou nulos.
Com informações de O Globo.





