Frio de manhã, calor à tarde. O mês de maio foi de contrastes em terras cariocas, com temperaturas variando entre 13°C e 36,6°C. O balanço divulgado pelo Sistema Alerta Rio mostra que o período foi marcado por oscilações típicas do outono, além de chuva próxima da média histórica e episódios de ressaca no litoral da cidade.
A menor temperatura do mês foi registrada na manhã do dia 12, na estação meteorológica do Alto da Boa Vista, onde os termômetros marcaram 13°C. Segundo o Alerta Rio, a queda foi influenciada pela passagem de frentes frias continentais e pelo transporte de umidade do oceano para o continente.
Na outra ponta, a maior temperatura foi observada na estação Barra/Riocentro, que registrou 36,6°C ao longo do mês.
Apesar da amplitude térmica, os indicadores ficaram próximos das médias históricas para o período. A temperatura mínima média foi de 17,6°C, enquanto a máxima média chegou a 29,4°C. Os valores são semelhantes às médias climatológicas de maio, de 16,8°C e 29,5°C, respectivamente.
Oscilação é comum no outono
De acordo com a meteorologista Mayara Villela, do Alerta Rio, a alternância entre dias mais quentes e noites frias é característica da estação.
“A variação da temperatura diária é um comportamento normal devido à incidência de radiação solar ao longo do dia. No outono, as temperaturas são mais amenas e, em geral, este período é considerado uma época mais seca, com dias mais curtos e noites mais longas. Além disso, durante o outono a intensidade da radiação solar que incide sobre a cidade é menor, favorecendo a ocorrência de temperaturas mais baixas no período da noite e assim uma maior amplitude térmica”, explicou.
O levantamento destaca ainda que o outono carioca já registrou temperaturas mais baixas nos últimos anos. Entre 2014 e 2025, a menor mínima da estação foi registrada em 2016, quando os termômetros chegaram a 8,6°C.
Chuva ficou próxima da média
Maio terminou com 16 dias de chuva na cidade. O volume acumulado foi de 72,9 milímetros, valor próximo da média histórica para o mês, de 76,9 milímetros.
O maior acumulado foi registrado no Alto da Boa Vista, que somou 222 milímetros de chuva, volume 52% superior à média da região. Já a Penha apresentou o menor índice do município, com 29,6 milímetros, cerca de 30% abaixo da média histórica local.
Segundo o Centro de Operações e Resiliência (COR) da prefeitura, o volume registrado em maio ficou distante dos recordes históricos para o mês. Os maiores acumulados da série iniciada em 1997 foram observados em 1998, com 137,9 milímetros, e em 2021, com 121,9 milímetros.
O Sistema de Monitoramento e Alerta de Descargas Atmosféricas e Tempestades Severas contabilizou ainda 70 raios durante maio. O número representa uma redução significativa em relação a abril, quando foram registradas 1.544 ocorrências.
Ressacas provocaram interdições
Ao longo do mês, a prefeitura acionou três vezes o protocolo de segurança para fechamento da Ciclovia Tim Maia, na Zona Sul por conta do mau tempo. As interdições ocorreram nos dias 4, 11 e 21 de maio, devido a ressacas com ondas superiores a 2,5 metros de altura.
Uma dessas ocorrências também levou ao fechamento temporário da Avenida Delfim Moreira, no Leblon.
Apesar do mar agitado, maio não registrou ventos classificados como fortes. A maior rajada observada foi de 50,4 km/h, considerada de intensidade moderada, registrada na noite de 10 de maio na estação de Jacarepaguá, monitorada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Junho começa com tempo instável
Para quem esperava estabilidade, o mês de junho começa nesta segunda-feira (1º) sob condições de instabilidade no município. A aproximação de uma nova frente fria e o transporte de umidade do oceano em direção ao continente devem manter o tempo instável pelo menos até quarta-feira (3).
A previsão para os primeiros dias de junho indica céu nublado a encoberto e ocorrência de chuva fraca a moderada isolada ao longo do dia. A recomendação das autoridades municipais é que a população fique atenta e acompanhe os canais oficiais do Alerta Rio e do COR-Rio para atualizações em tempo real.






Deixe um comentário