Milei volta a atacar Lula e chama esquerda latino-americana de ‘tumor’

Milei compartilhou no X, na terça-feira (18), uma imagem que apresenta políticos de diferentes países da América Latina como integrantes de um “trem fantasma”

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

O presidente argentino Javier Milei voltou a criticar Luiz Inácio Lula da Silva ao compartilhar nas redes sociais uma montagem que reúne líderes e ex-líderes associados à esquerda latino-americana. A publicação também elevou a tensão no discurso político entre os dois governos.

Montagem reúne líderes da esquerda

Milei compartilhou no X, na terça-feira (18), uma imagem que apresenta políticos de diferentes países da América Latina como integrantes de um “trem fantasma”. Entre os retratados estão Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff.

A publicação original descreve o grupo como representante do “socialismo empobrecedor do século XXI” e utiliza a expressão “tumor mais difícil de extirpar”. Milei acompanhou a postagem com uma provocação sobre o medo e os possíveis prejuízos econômicos que, segundo ele, seriam associados aos políticos.

Além de Lula e Dilma, a montagem reúne nomes como Hugo Chávez, Nicolás Maduro, Cristina Kirchner, Néstor Kirchner, Evo Morales, José Mujica, Rafael Correa, Andrés Manuel López Obrador, Claudia Sheinbaum e Gustavo Petro.

Ataques anteriores aumentaram tensão

A nova publicação ocorre após uma sequência de manifestações de Milei contra Lula. Em episódios anteriores, o presidente argentino chamou o brasileiro de “ladrão” e “corrupto” e também compartilhou conteúdo de um parlamentar republicano dos Estados Unidos com uma ofensa dirigida ao presidente brasileiro.

O governo brasileiro já havia sinalizado à Argentina que considerava os ataques pessoais contra Lula uma ultrapassagem de limites nas relações entre os dois países. O Itamaraty chegou a convocar o embaixador argentino após declarações anteriores de Milei contra Lula e integrantes do Supremo Tribunal Federal.

Relação entre Brasil e Argentina

As declarações públicas de Milei colocam novamente os atritos políticos entre os dois presidentes no centro da relação bilateral. Lula e o argentino possuem posições políticas distintas e já protagonizaram episódios de tensão desde a chegada de Milei à Presidência da Argentina.

Apesar das divergências, Brasil e Argentina mantêm relações diplomáticas e comerciais, com vínculos econômicos relevantes entre os dois países. As novas declarações, porém, acrescentam mais um episódio ao histórico recente de confrontos públicos entre os presidentes.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo