O MDB espera obter no futuro governo um espaço de projeção para a senadora Simone Tebet (MS). A correligionários, a emedebista, que terminou a corrida presidencial em terceiro lugar, cita o Ministério da Cidadania como o seu preferido.
+ Lula negocia no Congresso – Acordo para manter Auxílio Brasil
Ocupada pelo deputado federal João Roma (PL) durante boa parte do governo Bolsonaro, a pasta da Cidadania é dona de um orçamento robusto e responsável por gerir importantes programas sociais, como o Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, e o Cadastro Único, que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda.
+ PSD, União Brasil e MDB — PT busca maioria no Congresso
Pessoas próximas a Tebet dizem que, para embarcar no governo, a emedebista precisa estar em um ministério com grande visibilidade e que dê a ela projeção para os próximos anos. A senadora é tida como um nome competitivo para disputar a Presidência. Por isso mesmo, não está no radar de Tebet ocupar a pasta da Agricultura ou mesmo o Ministério das Mulheres, apesar de ela ter feito uma campanha voltada para o público feminino.
Entre os aliados da senadora, há ainda quem defenda a sua ida para o ministério do Meio Ambiente, que ganhou importância internacional e foi uma das pastas mais sucateadas no governo Bolsonaro. A deputada Marina Silva (Rede) também é cotada para o posto. Mas a ex-ministra pode ser indicada para comandar a Autoridade Climática, instituição que foi uma das propostas apresentadas por Marina a Lula como condicionante para declarar seu apoio. Marina e Tebet têm uma boa relação e fizeram diversas agendas juntas ao lado do petista no segundo turno.
Com informações do Globo.






2 respostas para “MDB espera ministério poderoso para Simone Tebet; ela tem preferência pela pasta da Cidadania”