Lula propõe conselho para avaliar indicações ao STF e critica exposição de ministros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu mudanças no processo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e sugeriu a participação de entidades da sociedade civil na avaliação dos nomes indicados à Corte

Adicione o Agenda do Poder como fonte preferencial no Google

Durante entrevista ao programa Canal Livre, da Band, neste domingo (27), Lula afirmou que pretende mudar o critério utilizado para a indicação de ministros ao STF. Atualmente, cabe ao presidente da República indicar os nomes, que passam por análise e votação no Senado Federal.

A proposta apresentada por Lula prevê a criação de um conselho formado por representantes de entidades da área jurídica, além de organizações sindicais e empresariais, para participar da avaliação dos candidatos às vagas no Supremo.

Segundo o presidente, o processo não deveria depender apenas da decisão de quem ocupa a Presidência da República. Lula também afirmou que existe uma diferença entre o momento da indicação e a atuação do ministro depois de assumir o cargo.

Presidente critica entrevistas e transmissões da Corte

Na mesma entrevista, Lula criticou a exposição pública dos ministros do STF e afirmou que os integrantes da Corte deveriam se manifestar principalmente nos processos sob julgamento.

O presidente também fez referência às sessões transmitidas pela TV Justiça. Para Lula, a divulgação das discussões internas do tribunal pode ser negativa para a percepção da sociedade sobre o funcionamento da instituição.

A declaração ocorre em meio a debates sobre a atuação do STF e sobre a relação dos ministros da Corte com outros Poderes e autoridades públicas.

Lula defende apuração sobre relações com Vorcaro

Ao comentar informações recentes divulgadas pela Polícia Federal sobre a proximidade do banqueiro Daniel Vorcaro com autoridades, Lula afirmou que eventuais envolvidos devem ser investigados.

O presidente citou nominalmente o ministro Alexandre de Moraes ao defender que as informações relacionadas às relações com Vorcaro sejam apuradas. Segundo Lula, uma investigação seria necessária para esclarecer os fatos e contribuir para a credibilidade do Supremo perante a sociedade.

Lula também comentou as mensagens atribuídas ao advogado Walfrido Warde, ligado a Vorcaro, sobre o envio de bebida ao presidente. Ao ser questionado sobre o episódio, respondeu: “Se me deu uísque, já bebi”.

Relacionadas

Deixe um comentário

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo