O maestro Isaac Karabtchevsky, um dos principais nomes da música clássica no Brasil e no exterior, toma posse nesta sexta-feira (24) como novo integrante da Academia Brasileira de Música (ABM). Ele passa a ocupar a histórica Cadeira nº 1, fundada por Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos.
A cerimônia será realizada às 18h, no Polo Cultural Italiano – Casa d’Italia, no centro do Rio de Janeiro, e será restrita a convidados. A saudação oficial ao novo acadêmico será feita pelo compositor e também membro da instituição João Guilherme Ripper.
O evento contará ainda com homenagem musical especial. O Quarteto de Cordas da Orquestra Petrobras Sinfônica apresentará obras de Villa-Lobos e de Marlos Nobre, ocupante anterior da cadeira e outro importante nome da música brasileira.
Trajetória de Isaac Karabtchevsky
Reconhecido internacionalmente, Isaac Karabtchevsky construiu carreira de destaque como regente em grandes orquestras do Brasil e do exterior. Ao longo de décadas, tornou-se referência na difusão da música de concerto e no incentivo à formação de novos músicos.
Sua chegada à Academia Brasileira de Música representa a continuidade de uma linhagem artística marcada por grandes compositores e maestros.
História da Academia Brasileira de Música
A ideia de criar uma instituição voltada à valorização da música brasileira surgiu em 1945, por iniciativa do compositor Oscar Lorenzo Fernandez, que apresentou o projeto a Villa-Lobos.
Inspirada na Academia Francesa, de Paris, e na Academia Brasileira de Letras, a entidade foi oficialmente fundada em 14 de julho de 1945, no Rio de Janeiro.
Desde então, a ABM reúne compositores, maestros, pesquisadores e personalidades ligadas à música nacional, atuando na preservação e no fortalecimento da cultura brasileira.
Na fundação da Academia Brasileira de Música, a primeira diretoria foi composta por:
- Presidente: Heitor Villa-Lobos
- Secretário-Geral: Andrade Muricy
- 1º Secretário: Luiz Heitor Corrêa de Azevedo
- 2º Secretário: Arthur Iberê de Lemos
- Tesoureiro: Oscar Lorenzo Fernandez





Deixe um comentário