Imagem do Brasil no exterior é vista como positiva após COP30, mas brasileiros relatam recepção ambígua, aponta pesquisa

Pesquisa do Observatório Febraban mostra que 66% avaliam que a COP30 fortaleceu a imagem internacional do país, enquanto maioria aponta falta de reconhecimento aos brasileiros no exterior

Após sediar a COP30 em Belém do Pará e voltar ao centro da agenda ambiental global, o Brasil melhora sua projeção internacional aos olhos da própria população. Ainda assim, uma nova pesquisa revela um contraste: o país é bem visto lá fora, mas os brasileiros acreditam que nem sempre são bem recebidos no exterior.

Passada a conferência da ONU sobre o clima, realizada em novembro, que atraiu dezenas de milhares de estrangeiros, a maioria dos brasileiros avalia que a imagem internacional do Brasil é positiva, embora marcada por ambivalências. Segundo levantamento do Observatório Febraban, 88% da população acreditam que o país é conhecido e bem relacionado no exterior, e 62% apontam que a percepção global sobre o Brasil é positiva (36%) ou neutra (26%).

Apesar disso, a avaliação se torna mais crítica quando o foco recai sobre como o brasileiro é tratado fora do país. Para 64% dos entrevistados, os brasileiros nem sempre são bem recebidos no exterior, enquanto 7% consideram que nunca são. Apenas 26% afirmam que os brasileiros são sempre bem recebidos.

A pesquisa foi realizada entre 15 de novembro e 2 de dezembro, com 3 mil entrevistados nas cinco regiões do país, e oferece um panorama amplo sobre a forma como os brasileiros percebem a imagem externa do país, seus símbolos e atributos.

COP30 reforça protagonismo climático do Brasil

O levantamento aponta que a COP30 teve impacto relevante na projeção internacional do Brasil. Para 66% dos entrevistados, o evento favoreceu a imagem do país no exterior, sendo que 36% avaliam que contribuiu muito e 30% que contribuiu um pouco. Apenas 28% não identificam essa contribuição.

Segundo o sociólogo e cientista político Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE, os dados indicam um reconhecimento claro do papel do Brasil na agenda climática global após sediar a conferência.

Diferenças regionais na avaliação da COP30

  • Nordeste: 47% dizem que contribuiu muito
  • Norte: 40%
  • Sudeste: 32%
  • Centro-Oeste: 28%
  • Sul: 26%

Já a avaliação de que a COP30 não contribuiu para a imagem do país chega a 36% no Sul e 35% no Centro-Oeste, contra 19% no Nordeste, 26% no Norte e 29% no Sudeste.

Atributos que definem o Brasil no exterior

Na percepção dos brasileiros, a imagem internacional do país segue fortemente associada a traços culturais e comportamentais. O agregado de atributos positivos atribuídos aos brasileiros (76%) supera amplamente os negativos (22%).

Principais atributos associados aos brasileiros

  • Simpatia: 29%
  • Alegria: 21%
  • Hospitalidade: 19%
  • Criatividade: 4%
  • Solidariedade: 3%

Entre os traços negativos apontados a corrupção se destaca, com 15%. Em seguida, bem abaixo, vêm falta de educação, iresponsabilidade e preguiça, com 2% cada, e desrespeito, com 1%.

Para os entrevistados, os símbolos tradicionais que definem o Brasil no exterior, que estão mais associados ao paíus são:

  • Futebol: 26%
  • Carnaval: 17%
  • Natureza e paisagens: 17%
  • Turismo: 9%

Brasil como destino e ator global

A pesquisa também mostra um país visto como atraente e acolhedor:

  • Vocação turística: 85%
  • Democracia sólida: 60%
  • Avanço em energia limpa: 56%
  • Compromisso com direitos humanos: 55%
  • Ambiente favorável para negócios: 54%
  • Bom lugar para morar: 53%
  • Relevância internacional: 52%
  • Associação à proteção da Amazônia: 51%

O indicador “país respeitado no cenário internacional”, no entanto, aparece com 46%, sugerindo que a reputação externa ainda pode ser fortalecida.

Copa do Mundo de 2026: otimismo moderado

Mesmo sem conquistar um título mundial desde 2002, o futebol segue como um dos principais símbolos do Brasil no exterior. Sobre a Copa do Mundo de 2026, o sentimento predominante é de otimismo cauteloso:

  • 43% acreditam que o Brasil tem alguma chance de ser campeão
  • 21% dizem que o país tem muita chance
  • 31% avaliam que o Brasil não tem chance

Experiência no exterior e desejo de emigrar

A percepção de recepção ambígua aos brasileiros fora do país pode estar relacionada a relatos de xenofobia e ao endurecimento das políticas migratórias em diversas nações. Ainda assim, 55% acreditam que estrangeiros que visitam o Brasil saem com uma opinião positiva ou muito positiva, enquanto apenas 16% avaliam que a impressão final é negativa.

O estudo mostra ainda que 40% dos brasileiros têm interesse em emigrar, percentual mais alto entre as gerações mais jovens. Já 57% dos entrevistados não tem interesse em deixar o Brasil.

Interesse em emigrar por geração

  • Geração Y (1980–1995): 50%
  • Geração Z (1995–2010): 44%
  • Geração X (1965–1981): 35%
  • Baby Boomers (1946–1964): 25%

Destinos preferidos para emigrar

  • Estados Unidos: 37%
  • Portugal: 22%
  • Itália: 12%
  • Canadá: 9%
  • Espanha: 8%
  • Inglaterra: 7%

Somados, os destinos europeus concentram 60% das preferências, superando a América do Norte.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading