Governo do Estado e SuperVia fazem acordo para que empresa deixe de operar os trens metropolitanos do Rio

Documento, que ainda está sob sigilo, estabelece um período de transição de seis meses, com possibilidade de prorrogação por mais seis

O Governo do Rio de Janeiro e a SuperVia firmaram um acordo preliminar para que a empresa deixe a concessão dos trens metropolitanos. O documento, que ainda está sob sigilo, estabelece um período de transição de seis meses, com possibilidade de prorrogação por mais seis. Durante esse período, a SuperVia continuará operando o serviço enquanto o governo estadual busca uma nova operadora para assumir a concessão, segundo informações do Broadcast, do Estadão.

Fontes indicam que o governo já iniciou conversas com outras empresas, incluindo uma companhia ferroviária portuguesa, com o objetivo de garantir a continuidade e melhoria dos serviços de transporte ferroviário no estado.

A minuta do acordo foi fechada na sexta-feira (27) e apresentada em uma audiência judicial na tarde desta segunda-feira (30). Agora, as partes encaminharão o acordo para suas instâncias internas de aprovação, o que está previsto para acontecer até o fim de outubro. Só aí, o termo final será selado. Até lá, ainda há possibilidade de ajustes.

Empresa está em recuperação judicial

A SuperVia está em recuperação judicial e cobra do Estado do Rio de Janeiro débitos atrasados, sob o risco de ir à falência e interromper o funcionamento dos trens. Boa parte dos valores diz respeito ao reequilíbrio do contrato para compensar a perda de receita durante a pandemia.

A minuta do acordo prevê que o governo estadual fará um aporte de R$ 360 milhões para que a empresa seja capaz de manter e revitalizar a operação, que passou por um sucateamento nos últimos meses, agravado por depredações e vandalismo na rede.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading