O prefeito de Duque de Caxias, Netinho Reis (MDB), ganhou destaque no discurso do candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL), nesta terça-feira (13), durante o encontro que oficializou o apoio da maioria dos diretórios estaduais do MDB ao senador no segundo turno das eleições. Diante de dirigentes partidários, governadores, prefeitos e parlamentares, Flávio elogiou as iniciativas de segurança pública adotadas pelo município da Baixada Fluminense e afirmou que pretende aproveitar experiências semelhantes em sua eventual gestão federal.
Netinho participou do evento em São Paulo representando o diretório fluminense do MDB e acompanhou as declarações do presidenciável. Em sua manifestação, Flávio destacou a estruturação da Guarda Municipal, os investimentos em qualificação dos agentes e o uso de tecnologia e inteligência no enfrentamento à criminalidade.
O senador afirmou que iniciativas desenvolvidas pela administração de Duque de Caxias podem servir de referência para outras localidades. A declaração ocorreu em um momento em que a segurança pública ocupa posição de destaque nas propostas apresentadas pelo candidato do PL.
Guarda Municipal armada ganha destaque
Uma das principais iniciativas da gestão de Netinho Reis na segurança pública foi a criação da Guarda Civil Municipal armada, acompanhada da ampliação do efetivo e de investimentos na estrutura operacional.
Em março de 2025, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade um projeto encaminhado pelo prefeito que criou 400 vagas para a corporação, a serem preenchidas por concurso público, além de autorizar o uso de armamento pelos agentes.
A legislação abriu caminho para a formação de guardas habilitados a atuar com armas de fogo, mediante treinamento e certificação conforme as exigências da Polícia Federal.
Em março de 2026, a prefeitura apresentou oficialmente a Guarda Civil Municipal armada. A formação dos primeiros agentes foi concluída em julho, em uma iniciativa acompanhada pela aquisição de viaturas, motocicletas e equipamentos.
A estruturação da corporação integra a estratégia da prefeitura de ampliar a participação do município nas ações de prevenção e combate à criminalidade.
Muralhas digitais e inteligência artificial
Outro projeto da administração de Netinho Reis é a implantação das chamadas Muralhas Digitais, sistema de vigilância eletrônica instalado em pontos estratégicos de Duque de Caxias.
Segundo informações divulgadas pela prefeitura, o município conta com 132 torres de monitoramento, cada uma equipada com seis câmeras, além de dispositivos de fiscalização distribuídos pelos quatro distritos.
O sistema utiliza inteligência artificial para reconhecimento facial e leitura automática de placas de veículos. Quando identifica pessoas procuradas pela Justiça ou automóveis com registros de roubo, furto ou clonagem, emite alertas ao Centro de Monitoramento Smart Duque.
A partir dessas informações, as equipes responsáveis podem acionar as forças de segurança para verificar as ocorrências.
A cidade também firmou uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro para integrar os sistemas Smart Duque e CIVITAS Rio, permitindo o compartilhamento de informações entre as centrais municipais de inteligência.
O acordo, anunciado em julho, busca ampliar o monitoramento de veículos e a identificação de situações suspeitas em áreas de circulação entre os dois municípios.
Prefeitura aponta redução de roubos
Os investimentos em segurança foram acompanhados por indicadores de redução da criminalidade divulgados pela Prefeitura de Duque de Caxias.
De acordo com os dados apresentados pela administração municipal, setembro de 2026 registrou queda de 84,8% nos roubos de carga, 39% nos roubos de rua e 26,5% nos roubos de veículos, em comparação com o mesmo mês de 2025.
A prefeitura atribui os resultados ao conjunto de medidas adotadas, incluindo monitoramento eletrônico, ampliação da Guarda Municipal e integração com as forças de segurança estaduais e federais.
Entre essas ações está o programa Caxias Livre, criado em agosto de 2025 para retirar barricadas instaladas por criminosos e restabelecer a circulação em vias públicas.
Segundo a administração municipal, a parceria com a Polícia Militar, por meio do 15º BPM, já permitiu a retirada de mais de duas mil toneladas de materiais utilizados em barricadas e a desobstrução de aproximadamente 1.500 vias.
Os indicadores apresentados pela prefeitura mostram uma redução nos crimes mencionados, embora não permitam atribuir isoladamente os resultados a uma medida específica.
MDB oficializa apoio a Flávio Bolsonaro
Os elogios a Netinho Reis ocorreram durante o encontro em que o MDB formalizou o apoio majoritário à candidatura de Flávio Bolsonaro no segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Ao todo, 17 dos 27 diretórios estaduais, incluindo o Distrito Federal, manifestaram apoio ao senador. Outros dez diretórios seguiram posição diferente, evidenciando a divisão interna do partido.
O evento reuniu lideranças nacionais da legenda e representantes de diferentes estados, incluindo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos).







Deixe um comentário