O ex-vereador de São Gonçalo e médico Armando Marins de Carvalho Filho, investigado pela morte de uma paciente em São Gonçalo, na Região Metropolitana, já teve o mandato cassado em 2023 por fraude nas eleições municipais de 2020.
Segundo a Justiça Eleitoral, o Partido Social Cristão (PSC), ao qual Armando era filiado, utilizou candidatas ‘laranjas’ para cumprir a cota de 30% destinada a mulheres. As supostas candidatas, Sheila Mara Alves Varela e Jacira Valério de Souza, não obtiveram votos — nem mesmo os próprios —, não fizeram campanha e não tiveram movimentação financeira registrada nas prestações de contas.
Na manhã desta sexta-feira (16), policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão em dois endereços ligados ao médico: na clínica onde atendia, em São Gonçalo, e em sua residência, em Niterói. Ele está sendo investigado pela morte da paciente Priscila dos Santos Nascimento, em março deste ano, após um tratamento para as varizes.
Segundo o delegado Gabriel Poiava, da 78ª DP (Fonseca), foram encontrados medicamentos vencidos, o que pode levar à autuação do médico. Ele foi conduzido à delegacia para prestar depoimento.
Paciente morta
De acordo com a investigação, Priscila procurou o médico em busca de um tratamento para emagrecimento, mas foi convencida a realizar a aplicação de espuma nas varizes. O procedimento, feito no dia 7 de março, teria sido realizado com um medicamento vencido e com o lacre violado, o que pode ter provocado uma infecção generalizada, levando à morte da paciente.
A Polícia Civil também apura se houve adulteração de prontuários médicos após o óbito, com o objetivo de dificultar as investigações. A suspeita é de que Armando, com ajuda de funcionários da clínica, tenha manipulado documentos para encobrir irregularidades no atendimento.





