Ex-PM é preso por cobrar dívidas espancando vítimas; esposa e enteada integravam esquema de agiotagem

Esquema cobrava juros abusivos de vítimas, que sofriam ameaças e cediam bens para quitar dívidas em Nova Friburgo

O ex-policial militar Luis Alexandre Silva, conhecido como Tenório, foi preso nesta sexta-feira (15) junto com a companheira, Flavia Ouverney Canella, e a filha dela, Emille Canella Galhardo, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ), eles são acusados de montar um esquema de agiotagem e extorsão que ameaça vítimas.

Segundo a denúncia, Tenório e Flavia mantinham um comércio de cestas básicas e veículos usados, onde também trabalhava Emille. Nos fundos do negócio, os agentes descobriram um sistema ilegal de empréstimos de dinheiro a juros abusivos, voltado para pessoas

As vítimas, incapazes de quitar os valores em dia, tinham que pagar juros de até 20% ao mês. Ainda segundo a investigação, Tenorio chegou a espancar os devedores, incluindo ameaças de morte e uso de armas de fogo.

Imóveis tomados

Conforme o Gaeco, muitos veículos à venda na loja pertenciam a vítimas que entregaram os bens como parte do pagamento. Notebooks, celulares e até imóveis, também teriam sido tomados pelo grupo.

Os investigadores apuraram que Flavia participava ativamente na captação de clientes e formalizava de confissão de dívida, enquanto Emille, mesmo sem executar os crimes, sabia do funcionamento do negócio.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo. O trio vai responder por associação criminosa, roubo, extorsão e usura pecuniária.

Agenda do Poder tenta contato com a defesa dos acusados. O espaço está aberto para manifestação.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading