O Estado do Rio de Janeiro apresenta números crescentes de homicídios: nos três primeiros meses deste ano, houve alta de 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado. No Brasil, o número de assassinatos continua em queda (0,7%), segundo o índice nacional de homicídios criado pelo G1.
Foram contabilizados 924 assassinatos no 1º trimestre de 2023 contra 798 entre janeiro e março de 2022. A alta é a quarta maior do país, atrás apenas de Amapá (87%), Acre (20,9%) e Piauí (19,2%).
Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes: homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.
Segundo especialistas, a guerra entre criminosos pelo controle de comunidades nas zonas Oeste, Norte e na Baixada Fluminense é o principal motivo para a alta: “Há uma reorganização da dinâmica do crime. O Comando Vermelho está reagindo às milícias e, em alguns casos, se compondo com outras para poder retomar territórios. No fundo, o momento é de confronto mesmo, de um novo ciclo da guerra que tanto atinge o estado”, explica Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Os dados apontam que todas as regiões do país tiveram queda nos assassinatos no início desse ano – com exceção do Sudeste. Foram 2.727 assassinatos no Sudeste no primeiro trimestre deste ano — mais de 200 mortes a mais que no mesmo período de 2022.
Isso representa aumento de 8,2, puxado principalmente pelo RJ. Minas (9,5%) e Espírito Santo (5,9%) também tiveram alta, e São Paulo está quase estável (0,5%).
Se não fosse a alta na região, o país teria tido uma queda na violência muito maior que a registrada entre janeiro e março deste ano. Este fato chama a atenção porque um ano antes o Sudeste e o Rio se destacaram exatamente por conta das reduções de violência no primeiro trimestre de 2022.
Inclusive, em 2021, os homicídios dolosos atingiram uma baixa histórica no Rio, segundo o ISP — para especialistas, uma baixa atribuída a investimentos em policiamento ostensivo, além da realização de operações.
No país, o número de assassinatos continua em queda. Foram 10,2 mil nos três primeiros meses deste ano, o que representa redução de 1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em 2022, o Brasil apresentou queda de 1% no número de assassinatos, conforme levantamento do Monitor da Violência. Foram 40,8 mil mortes violentas intencionais no país no ano passado, o menor número de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública pelo segundo ano seguido.
O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Na noite desta terça-feira (20), acontece a abertura da 17ª edição do Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, momento em que os dados deste levantamento também serão apresentados ao público.
Com informações do G1.





