O presidente Lula mantém sua disposição de indicar o ex-ministro Guido Mantega para a presidência da Vale, empresa privada desde 1997. Segundo Lauro Jardim, em O Globo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ligou para importantes acionistas da mineradora e comunicou a intenção do governo, que tem 8% de participação na Vale, via Previ.
Lula, por intermédio de Silveira, deixou claro que não se contentará com um dos 13 assentos do conselho da Vale para Mantega.
Mantega enfrenta resistência do corpo acionário. O conselho da Vale se reunirá no dia 31 para decidir se renova o mandato de Eduardo Bartolomeo, atual presidente da empresa.
Produtora de minério de ferro, a Vale depende de licenças e concessões do governo para operar.





