O ex-prefeito de São João de Meriti João Ferreira Neto, o Dr. João, utilizou suas redes sociais nesta quinta-feira para anunciar sua pré-candidatura ao cargo de deputado federal. A novidade do anúncio foi a escolha partidária: o ex-gestor agradeceu ao deputado federal e presidente regional do PSDB, Luciano Vieira.
Luciano é irmão do atual prefeito da cidade, Leo Vieira. A adesão de Dr. João marca uma mudança significativa na política meritiense, uma vez que ambos ocupavam campos opostos em disputas recentes. Em sua publicação, o ex-prefeito agradeceu o que chamou de “acolhimento” por parte de seu novo grupo político.
A aliança, contudo, não inclui o prefeito da cidade, que confirma a mobilização, mas assegura que isso é “coisa do meu irmão”. “Não apoio e nunca apoiarei Dr. João”, garante Leo Vieira.
Reações e Bastidores Políticos
A confirmação da aliança, que já era objeto de especulação nos bastidores da Baixada Fluminense, gerou reações imediatas na oposição. O deputado estadual Giovani Ratinho (Solidariedade) publicou uma série de vídeos questionando a veracidade da antiga rivalidade entre os políticos.
Segundo Ratinho, a aproximação entre Dr. João e Leo Vieira teria ocorrido antes mesmo do anúncio oficial. O parlamentar sustenta a tese de que o ex-prefeito teria reduzido o apoio ao seu candidato oficial na última eleição municipal, Valdecy da Saúde, para facilitar a vitória de Leo Vieira ainda no primeiro turno.
O novo desenho das forças políticas locais coloca em perspectiva as promessas de campanha do atual governo. Durante o pleito, a gestão de Leo Vieira se apresentava como uma alternativa de renovação e era crítica à administração de Dr. João. Agora, com a união formalizada, o tabuleiro eleitoral da cidade entra em uma nova fase de articulações visando as próximas eleições.






Deixe um comentário