Graça Maria Silva de Souza, diretora do Instituto Penal Oscar Stevenson, em Benfica, na Zona Norte do Rio, foi presa em flagrante sob suspeita de desviar alimentos da unidade prisional. Os produtos foram encontrados no porta-malas do carro da servidora, que acabou autuada por peculato.
Entre os itens encontrados estavam carne, frango, peixe, linguiça, queijos, frutas, óleo, leite, café e achocolatados. Segundo a Secretaria Estadual de Polícia Penal (Seppen), a servidora foi levada para a 21ª DP (Bonsucesso), exonerada do cargo e alvo de um processo administrativo disciplinar.
A abordagem ocorreu depois de uma denúncia sobre possíveis irregularidades na destinação dos alimentos da unidade. A partir das informações recebidas, a Subsecretaria de Inteligência do Sistema Penitenciário (Ssispen) e a Corregedoria da Seppen iniciaram o monitoramento do caso.
Durante as diligências, uma equipe de inteligência verificou um veículo que estava nas proximidades do presídio. Na revista, realizada na presença da diretora, os agentes encontraram os produtos. Questionada sobre a procedência dos alimentos, Graça informou que não tinha notas fiscais nem outros documentos que comprovassem a origem dos itens.
A servidora afirmou que os produtos haviam sido recolhidos no presídio porque não seriam mais consumidos e que seriam entregues a um centro espírita. Ela, o veículo e os alimentos foram encaminhados à delegacia.
Em nota, a Seppen declarou que não compactua com desvios de conduta ou crimes cometidos por servidores e afirmou que atua no combate a irregularidades por meio da Corregedoria e da Ssispen.







Deixe um comentário