O humorista e apresentador Fábio Porchat receberá a Medalha Pedro Ernesto, principal honraria concedida pela Câmara do Rio. A homenagem foi aprovada em plenário nesta terça-feira (26), em meio à repercussão do projeto em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que pretende declará-lo “persona non grata” no estado.
A proposta da homenagem foi apresentada pela vereadora Tatiana Roque (PSB), com coautoria dos vereadores Leonel de Esquerda (PT), Tainá de Paula (PT), Maíra do MST (PT) e Flávio Valle (PSD).
Segundo os autores, a homenagem reconhece a contribuição de Porchat para a cultura, a comunicação, o audiovisual e o entretenimento brasileiro. No texto aprovado, os parlamentares afirmam que a trajetória do humorista é marcada pela “criatividade, inteligência e capacidade de dialogar com diferentes públicos”.
A homenagem ocorre em direção oposta à movimentação articulada por deputados bolsonaristas na Alerj. Um projeto de lei apresentado pelo deputado Rodrigo Amorim (PL) pretende declarar Porchat persona non grata “em razão de suas declarações públicas, veiculadas em vídeo nas redes sociais, em que o artista se refere de forma jocosa e desrespeitosa ao ex-Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro”.
A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa — que é presidida por Amorim, autor do texto — e ainda será analisada em plenário. O parlamentar argumenta que o humorista teria feito declarações que “atingiram a honra” de Jair Bolsonaro.
A controvérsia começou após críticas feitas por Porchat ao ator Juliano Cazarré e ao curso “O Farol e a Forja”, voltado a temas ligados à masculinidade e espiritualidade masculina.
Nas redes sociais, Porchat ironizou a iniciativa da Alerj.“Deputado chateado comigo é um negócio que enche meu peito de orgulho”, escreveu o humorista.
A data da entrega da Medalha Pedro Ernesto ainda não foi divulgada.





Deixe um comentário