Em meio à maior festa popular do país, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ lançaram a campanha “Consumidor Consciente 10 nota 10”, com foco na proteção dos consumidores durante o verão e o período carnavalesco. A iniciativa amplia ações de fiscalização, orientação e atendimento direto ao público em locais de grande circulação de foliões e turistas em todo o estado do Rio de Janeiro.
A mobilização tem como objetivo conscientizar a população sobre golpes, práticas abusivas e crimes contra o consumidor, além de reforçar informações sobre direitos básicos em um período marcado pelo aumento do consumo de produtos e serviços.
Fiscalização reforçada nos blocos e no Sambódromo
A campanha prevê ações educativas e de fiscalização em pontos estratégicos do Carnaval, como blocos de rua e o Sambódromo da Marquês de Sapucaí. As equipes da Sedcon e do Procon-RJ estarão presentes nos principais polos da festa para coibir irregularidades e orientar consumidores em tempo real.
Um dos destaques é o Plantão do Consumidor no Carnaval, novo canal exclusivo de atendimento que funciona 24 horas por dia durante a folia. Por meio do WhatsApp (21) 4040-2970, é possível registrar denúncias e reclamações de forma rápida e direta.
“Nosso objetivo é estar onde o consumidor está, especialmente em um momento de grande movimentação como o Carnaval. Informação, fiscalização e atendimento ágil são fundamentais para prevenir abusos e garantir mais segurança para a população”, afirmou o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
Laboratório itinerante combate bebidas falsificadas
Outro eixo central da campanha é o Laboratório Itinerante do Consumidor, que circula pelos blocos de rua e também atua no Sambódromo. Equipado com tecnologia de ponta, o laboratório portátil permite testar, em tempo real, bebidas com suspeita de falsificação.
O equipamento utiliza um aparelho de origem escocesa, comercializado pelos Estados Unidos, que contém as fórmulas originais dos principais destilados do mercado. As amostras recolhidas nas fiscalizações são comparadas imediatamente, permitindo identificar produtos adulterados no local.
Durante ações realizadas no último fim de semana, em blocos da Zona Sul e do Centro do Rio, cerca de 26 litros de bebidas falsificadas foram apreendidos e analisados, evidenciando os riscos à saúde causados pelo consumo desses produtos.
“A venda de bebidas falsificadas é uma prática criminosa que coloca vidas em risco. Nossa atuação é firme para retirar esses produtos de circulação e alertar a população sobre os perigos desse consumo”, reforçou Fonseca.
Informação como ferramenta de prevenção ao consumidor
Além da fiscalização, a campanha aposta fortemente na informação como forma de prevenção. Equipes da Sedcon e do Procon-RJ estão distribuindo cartilhas educativas com orientações sobre direitos do consumidor em áreas como viagens aéreas e rodoviárias, hospedagem, compras e prestação de serviços.
Há também um material específico que ensina como identificar bebidas falsificadas. As cartilhas estão sendo entregues em diversos pontos da cidade, incluindo dois pontos de ativação na Marquês de Sapucaí durante os desfiles das escolas de samba.
Com a campanha “Consumidor Consciente 10 nota 10”, a Sedcon e o Procon-RJ reforçam a presença do poder público durante o Carnaval para garantir mais segurança, informação e proteção ao consumidor, lembrando que a folia deve ser marcada pela diversão — mas também pela responsabilidade.






Deixe um comentário