O Comando Militar do Sudeste do Exército Brasileiro está investigando o arsenal mantido por um coronel de 69 anos em seu apartamento, que pegou fogo em Campinas (SP). O militar reformado, identificado como Virgilio Parra Dias, havia desaparecido desde o incidente no último sábado, mas foi localizado pela polícia na madrugada desta terça-feira (27) em uma praça no Jardim Chapadão.
Em comunicado, o Exército informou que “foi instaurado um processo administrativo para apurar o ocorrido”. O militar tinha registro como atirador, caçador e colecionador, no entanto, será investigado se o arsenal declarado corresponde à quantidade de armas encontradas em sua residência.
Estima-se que Dias possuía aproximadamente 111 armas, incluindo rifles, fuzis e espingardas, além de 25 embalagens com pólvora, 39 embalagens com espoletas, 15 carregadores de munição e 3 mil munições, além de uma granada.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo relatou que o Centro de Operações Policiais (Cepol) foi informado sobre uma suposta tentativa de suicídio por parte do militar reformado. Segundo relatos, ele teria se ferido com um canivete.
Ele foi levado à emergência do Pronto Socorro do Hospital Santa Tereza e, em seguida, transferido ao Hospital Municipal Dr. Mario Gatti, onde permanece internado. O canivete utilizado foi apreendido.
No sábado, equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para conter o incêndio. O prédio foi evacuado e aproximadamente 37 pessoas sofreram ferimentos leves, recebendo atendimento do SAMU no local.
O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar foi chamado ao local devido ao risco de explosão e removeu duas granadas do apartamento para detoná-las em local apropriado.
Dos afetados, trinta e quatro inalaram fumaça e necessitaram de cuidados médicos. Todos foram encaminhados ao Hospital Casa de Saúde e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José, mas nenhum deles apresentava ferimentos graves.
Durante a evacuação do prédio, o coronel deixou o local. Perícia realizada no domingo concluiu que o incêndio teve início após a explosão de um artefato dentro de um cofre.
Com informações de O Globo.





