Uma bandeira nazista hasteada nas dependências do Colégio Militar do Rio de Janeiro, no bairro do Maracanã, não passou despercebida na última sexta-feira. O ornamento estampado com uma suástica foi erguido no parque aquático do local, para uma encenação sobre a criação do distintivo da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
A noticia é de Lauro Jrdim, no Globo online.
A representação teatral sobre a 2ª Guerra Mundial, que contou com encenadores civis e militares, teve até a afamada saudação de Hitler – gesto em que se estende o braço com a palma da mão voltada para baixo.
O espetáculo promovido pelo Exército vislumbrava retratar a rendição de divisões alemãs e italianas aos brasileiros em abril de 1945, na cidade de Fornovo di Taro, palco de batalha homônima da qual participaram os pracinhas (membros da FEB).
A intenção dos idealizadores do evento, explicam, era “conceber maior realismo à encenação”. Para isso, foram usados viaturas e equipamentos similares aos da época, além de uniformes dos pracinhas e do “inimigo ítalo-alemão”.
O Exército afirma que “não houve qualquer apologia à ideologia” e que “o sentido da encenação foi justamente o contrário”. Ou seja, “reverenciar a memória de brasileiros que lutaram bravamente em solo europeu e/ou defenderam o nosso litoral, combatendo pela liberdade mundial”.
As cenas faziam parte comemoração da arma de Infantaria do Colégio Militar do Rio de Janeiro. A cerimônia foi promovida pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).
Assista ao vídeo com a cena:






Deixe um comentário