Uma parte da geleira pode ter se desprendido e desencadeado a avalanche que provocou uma enchente repentina na fronteira entre o Nepal e o Tibete. A hipótese foi levantada por especialistas após a análise de imagens de satélite da região antes e depois da tragédia, que deixou ao menos 160 mortos e centenas de desaparecidos, informam agências internacionais.
As imagens, fornecidas pela Planet Labs e analisadas pela Reuters, mostram uma encosta antes coberta por vegetação agora soterrada por uma grande quantidade de detritos e sedimentos. Segundo os especialistas, o desprendimento ocorreu na parte inferior de uma geleira, a cerca de 5.200 metros de altitude, com o material desabando aproximadamente 1.200 metros até o fundo do vale.
Imagens ajudam a apontar origem da avalanche
Vikram Gupta, especialista em geologia de engenharia e professor da Universidade de Sikkim, afirmou que uma parcela significativa da extremidade da geleira desabou e desencadeou o evento, possivelmente carregando uma grande quantidade de rochas e sedimentos.
O cientista da Terra Dan Shugar, da Universidade de Calgary, também identificou sinais de um possível derretimento acelerado. Segundo ele, algumas geleiras estavam cobertas de neve no dia anterior e passaram a apresentar o gelo exposto, o que pode indicar temperaturas elevadas antes da tragédia. Ele ressaltou, porém, que ainda não havia dados de estações meteorológicas para confirmar essa hipótese.
Causa do colapso ainda é investigada
A possibilidade de o aquecimento global ter contribuído para o desastre também será investigada. Segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas em 2023, as montanhas do Nepal perderam quase um terço de seu gelo em pouco mais de 30 anos. Na década anterior, o derretimento das geleiras do país foi 65% mais rápido que na década anterior.
O geólogo Prakash Pokharel, da Agência Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres do Nepal, afirmou que as enchentes foram provocadas por uma avalanche de gelo e rochas no lado nepalês. A agência informou que uma “inundação com geleira” atingiu o rio Lhende após um deslizamento ocorrido a cerca de 20 quilômetros de um posto de fronteira entre Nepal e China.
Apesar dos indícios, ainda não há uma conclusão sobre o que provocou o colapso da geleira. Especialistas também avaliam se obras e projetos hidrelétricos existentes na região podem ter contribuído para o desastre.
A enchente lançou uma forte onda de água, pedras e sedimentos pelos rios Bhote Koshi e Trishuli. Na região de Galchhi, a jusante, os níveis do rio teriam subido até nove metros em apenas 30 minutos. O episódio reforça os alertas sobre o aumento da frequência e da intensidade de inundações, deslizamentos e avalanches na região do Hindu Kush-Himalaia.







Deixe um comentário