Quatro meses após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, os gaúchos têm enfrentado novos temporais esta semana. Só nos últimos dias, informou a Defesa Civil estadual, o volume intenso de precipitação levou 865 pessoas a deixarem suas casas. Ao todo, são 305 desabrigados e 560 desalojados em nove municípios. Até o momento, 31 cidades registraram algum tipo de dano decorrente das tempestades.
O cenário mais grave é o de Camaquã, localizado a 130 km da capital Porto Alegre, no sul do estado. No município, onde vivem pouco mais de 62 mil habitantes, 500 estão desalojados. Outros 200 perderam suas residências e foram encaminhados a abrigos públicos. Autoridades locais decretam situação de emergência. Até a próxima segunda-feira (30), as as aulas da rede municipal de ensino ficarão suspensas.
Municípios com moradores afetados pelas chuvas
| Ordem | Município | Desabrigados | Desalojados |
| 1 | Bagé | 0 | 26 |
| 2 | Barão do Triunfo | 0 | 2 |
| 3 | Camaquã | 200 | 500 |
| 4 | Cerrito | 40 | 0 |
| 5 | Dom Pedrito | 4 | 0 |
| 6 | Lavras do Sul | 0 | 4 |
| 7 | Pedro Osório | 24 | 20 |
| 8 | Pelotas | 19 | 8 |
| 9 | Rio Grande | 18 | 0 |
| – | Números totais | 305 | 560 |
No interior, a cidade de Pelotas chegou a decretar situação de emergência por conta de duas barragens que apresentavam riscos de inundação. A situação, segundo a prefeitura, já está controlada.
Confira a lista de municípios atingidos pelas chuvas:
- Amaral Ferrador
- Arambaré
- Bagé
- Barão do Triunfo
- Caçapava do Sul
- Cacequi
- Camaquã
- Candiota
- Canguçu
- Cerrito
- Cristal
- Dom Pedrito
- Encruzilhada do Sul
- Faxinal do Soturno
- Hulha Negra
- Jaguarão
- Lavras do Sul
- Morro Redondo
- Palmeira das Missões
- Pedro Osório
- Pelotas
- Pinheiro Machado
- Piratini
- Quaraí
- Restinga Seca
- Rio Grande
- Santana da Boa Vista
- São João do Polêsine
- São José do Norte
- Tramandaí
- Turuçu
Com informações do GLOBO.





