Chefs do Rio brilham no Porco Mundi, festival que celebra 10 anos da Casa do Porco em SP

Seis representantes cariocas participam de banquete com 35 etapas em homenagem à carne suína

O Rio de Janeiro estará bem representado na edição 2025 do Porco Mundi Brasil, festival gastronômico que será realizado nesta terça-feira (1º), em São Paulo, para celebrar os dez anos da Casa do Porco, do chef Jefferson Rueda. Entre os quase 40 chefs de todas as regiões do país, seis são do Rio, reforçando a força e a diversidade da gastronomia carioca no cenário nacional. As informações são da colunista Luciana Froes, em O Globo.

Participam do evento os chefs Pedro Siqueira (Massa), Pedro Coronha (Koral), Elia Schramm (Babbo), Gerônimo Athuel (Ocyá), Ana Paula Souza e Victor Lima (Trégua). Juntos, eles vão compor um menu de 35 etapas, com snacks, entradas frias e quentes, pratos principais e sobremesas — cada um assinando uma criação que homenageia o porco como símbolo da culinária brasileira.

“O porco é um patrimônio da culinária brasileira e pode e deve ser valorizado de forma ética, criativa e saborosa”, afirma Jefferson Rueda, idealizador do projeto.

A participação dos cariocas reforça a presença do Rio de Janeiro como um polo relevante de inovação e excelência culinária. Restaurantes como o Massa, o Babbo e o Ocyá vêm se destacando no circuito gastronômico por unir técnicas refinadas a ingredientes brasileiros, e o Porco Mundi é uma vitrine de projeção nacional para essas propostas.

O festival será realizado na Casa do Porco, a partir das 19h30. A experiência custa R$ 1.000 (mais taxas), com bebidas incluídas. Criado em 2016, o Porco Mundi promove o intercâmbio entre chefs brasileiros e estrangeiros, reunindo diferentes visões e repertórios sobre o uso da carne suína em cozinhas regionais.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading