A tradicional celebração de Corpus Christi em São Gonçalo reuniu nesta quinta-feira (4) duas das principais lideranças políticas do estado e do país. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e pré-candidato ao Governo do Estado, Douglas Ruas, e o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes, participaram da confecção do tradicional tapete de sal nas ruas do Centro da cidade, ao lado do prefeito Capitão Nelson e de centenas de fiéis.
Considerado o maior tapete de Corpus Christi da América Latina, o evento mobilizou voluntários desde as primeiras horas da manhã para a montagem de 236 painéis distribuídos por quase dois quilômetros de extensão. A celebração é uma das mais importantes manifestações religiosas do estado e já é reconhecida como Patrimônio Cultural e Religioso de São Gonçalo.
A participação de Douglas Ruas ocorreu poucos dias após a aprovação, em primeira discussão na Alerj, do projeto que reconhece o tapete de Corpus Christi de São Gonçalo como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
Autor da proposta, o parlamentar destacou a importância da preservação da tradição religiosa para as futuras gerações. Segundo ele, a iniciativa busca garantir proteção institucional a uma manifestação que se tornou símbolo da identidade cultural e da fé do povo gonçalense.
Ruas também elogiou a mudança realizada nos últimos anos no horário da confecção dos tapetes, permitindo maior participação de crianças e jovens na celebração.
Presença de famílias chama atenção
Durante o evento, Altineu Côrtes destacou a forte presença popular e a participação de famílias inteiras na montagem dos painéis. O deputado federal ressaltou o envolvimento da população e classificou o momento como especial para a cidade.
Mesmo sob chuva durante parte da manhã, centenas de voluntários trabalharam na construção dos tapetes utilizando aproximadamente 50 toneladas de sal, além de serragem, pó de café e outros materiais decorativos.
A edição deste ano teve como tema “São Francisco, modelo de amor eucarístico”, em referência ao Ano Jubilar Franciscano, que celebra os 800 anos da morte de São Francisco de Assis.
Tradição que atravessa gerações
Promovida pela Arquidiocese de Niterói, pelos Vicariatos Alcântara e São Gonçalo e pela Prefeitura de São Gonçalo, a celebração chegou à sua 30ª edição de tapetes. A tradição reúne mais de 230 voluntários de paróquias, pastorais, movimentos religiosos, escolas e instituições públicas.
Ao longo do dia, a programação contou ainda com momentos de oração, louvor, celebrações religiosas e a tradicional procissão sobre os tapetes confeccionados pelos fiéis.
Além das atividades nas ruas, a Casa das Artes abriu a exposição “Corpus Christi – Celebração de fé, história e arte”, que apresenta a trajetória da festividade e sua importância para a cultura local. A mostra ficará aberta para visitação gratuita até o dia 4 de julho.
Com forte participação popular e a presença de importantes lideranças políticas, a celebração reafirmou seu papel como um dos maiores eventos religiosos do Estado do Rio de Janeiro e um dos principais símbolos da identidade cultural de São Gonçalo.






Deixe um comentário