Daqui a pouco, às 17h, se conhecerá o resultado da eleição para o cargo de procurador-geral de Justiça, com mandato entre 17 de janeiro de 2025 e 16 de janeiro de 2027. Os candidatos são os procuradores Antônio José Campos Moreira e Leila Machado Costa, os únicos inscritos na disputa que formará a lista para a nomeação.
Na reta final da campanha, Antônio José se fortaleceu significativamente, reunindo apoios em amplos os setores do Ministério Público. Ele transita bem entre a situação e os grupos de oposição. Leila Machado Costa, contudo, foi a mais votada nas eleições de 2022, sendo preterida pelo governador Claudio Castro, que escolheu o segundo colocado, Luciano Mattos.
Estão aptos a votar 893 membros do MPRJ, entre promotores e procuradores de Justiça. A votação começou às 10h por meio de sistema eletrônico e seguirá até as 17h. O Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça homologará o resultado, proclamando os eleitos para a composição da lista. O resultado será publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPRJ no próximo dia útil. No dia 1º de janeiro de 2025, o Presidente do Órgão Especial encaminhará ao governador do estado a lista com os nomes dos candidatos eleitos.
Quem são os candidatos:
Antonio José Campos Moreira:
Ingressou no MPRJ em 1987 e ocupa a 1ª Procuradoria de Justiça junto à 2ª Câmara Criminal do TJRJ. Já exerceu cargos como procurador-geral de Justiça em exercício, subprocurador-geral de Justiça, assessor-chefe de Assuntos Institucionais e coordenador das Centrais de Inquérito (1995/1996).
Leila Machado Costa:
Ingressou no MPRJ em 1989 e atualmente está na 3ª Procuradoria de Justiça da Infância e Juventude Infracional. Já foi subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento Institucional e coordenadora do CAO Infância e Juventude. Participou da Comissão de Planejamento Estratégico Nacional do CNMP e do Conselho de Defesa do Direito da Pessoa Humana.





